Política Titulo Fundação do ABC
Cida Damaia assume dia 26 e será 2ª adjunta sem reposição

Número dois da Saúde comandará entidade até 2017; Grana deve vetar nova nomeação

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/01/2016 | 07:39
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Referendada pelo conselho curador para comandar a Fundação do ABC no biênio 2016-2017, a secretária adjunta de Saúde de Santo André, Cida Damaia, assumirá a presidência da entidade no dia 26 e tende a ser a segunda integrante do governo Carlos Grana (PT) sem reposição no Paço. Visando enxugar o custeio da máquina pública, o petista indicou diretriz interna neste ano para não preencher postos em vacância, vetando novas nomeações no lugar. A primeira da lista foi Ana Lúcia Sanches, então número dois da Pasta de Educação, que retorna para a prefeitura de São Paulo, exonerada oficialmente na semana passada.

Em reunião com o secretariado, no fim de dezembro, Grana anunciou que cortará cargos em comissão como medida de contenção de gastos devido à queda acentuada na arrecadação. “Não vamos mais nomear titulares a cargos que, porventura, ficarem vagos”, sinalizou o prefeito, na ocasião. No posto, Cida tem vencimento da ordem de R$ 8.112. Assistente social de formação e sanitarista, ela é funcionária de carreira da secretaria. Foi alçada ao espaço de número dois da Pasta no começo de 2015, quando Jurandyr José Teixeira das Neves deixou o setor. Até então, Cida era assessora técnica da área.

Titular da Pasta de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte (PT) afirmou que o princípio da recomendação do Paço será acatado, mas ponderou que irá conversar com Grana – depois do retorno das férias do prefeito, no dia 18 – sobre a possibilidade de promover remanejamento na secretaria. “Qualquer solução que tomarmos entrará na linha de não onerar mais o Orçamento (do município), já apertado. No entanto, podemos adotar alternativas. Posso ficar sem diretor (remuneração semelhante), por exemplo, ou puxar médico de carreira, que também possui salário parecido com o de adjunto. A priori, não há óbice para fazermos essa modificação, verificando onde desfalca menos, pois o princípio fica mantido. Analisaremos a melhor saída.”

Cida substituirá Marco Antonio Santos Silva (PMDB) no cargo da Fundação, tendo como vice Mauricio Mindrizs (PT). Ambos foram escolhidos no dia 17 de dezembro. O evento para formalizar a mudança na direção se dará, às 19h, no Teatro Municipal de Santo André.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;