Para o espectador que agora assiste a O Bom Dinossauro é curioso ver como o filme tem um crédito de direção (Peter Sohn) e outro de conceito e criação de personagens (Bob Peterson). O segundo era o diretor original, mas foi substituído depois de empacar no terceiro ato da história. Foi preciso a intervenção de todo o ?brain storm team? da Pixar para que o filme, finalmente, fosse concluído.
Lasseter chegou a dizer que Sohn salvou o dinossauro fictício (e animado) da destruição ao transformar a aventura pré-histórica num western. Isso passa pela construção dramática que faz com que a casa de ?Arlo?, o dinossauro teen, seja uma fazenda não muito diferente daquela a que chegava o mitológico Shane em Os Brutos Também Amam, de George Stevens, com aqueles cumes nevados ao fundo.
Para o repórter, foi uma experiência e tanto assistir ao filme com o público em sua primeira sessão. Antes de falar sobre O Bom Dinossauro, vale destacar o complemento - o curta Os Heróis de Sanjay, de Sanjay Patel. Lasseter vive falando da diversidade cultural dos animadores da Pixar. Sanjay é indiano e faz com que seus deuses dialoguem, ou interajam, com os super-heróis do Ocidente. O curta é ótimo.
O longa - O Bom Dinossauro -, também, mas talvez se destine mais ao público adulto, aos pais, que às crianças. Elas ficaram muito inquietas durante a sessão. Houve choro. De cara, Arlo revela-se um ?garoto? medroso. A perda do pai só acentua suas inseguranças. Ele se perde no mundo e passa a hora e meia seguinte tentando voltar para casa - o tema por excelência de Hollywood, de ...E o Vento Levou a E.T. No caminho, encontra/adota o ?menino? humanoide. Será uma jornada de superação para ambos. O filme fala de morte, daquilo que se ganha e perde com o amadurecimento. Há uma despedida de cortar o coração, como a de Shane. O Bom Dinossauro pode muito bem ser a mais densa e emocional animação da Pixar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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