Setecidades Titulo
Programa dá óculos para 80 crianças
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
14/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Antes, tudo era embaçado. Agora, o mundo ganhou cores e nitidez. Essa foi a sensação de 80 crianças carentes que conheceram ontem uma nova realidade ao receberem óculos doados pelo projeto Educando com Visão, do Rotary Club Santo André Norte. A cerimônia de entrega foi no Camp Piero Pollone, na cidade.

Selecionadas pela prefeitura em escolas públicas, as crianças realizaram, em maio, exames oftalmológicos gratuitamente no Centro de Especialidades 2, juntamente com outras 70, que não registraram problemas.

"Tentamos ajudar comunidades menos favorecidas oferecendo óculos e, às vezes, tratamento. Alguns não vão bem na escola por problemas de visão, nem enxergam a lousa. Pais humildes muitas vezes não percebem a dificuldade da criança", disse o presidente do clube de serviços, Cláudio Barberini Camargo.

O projeto surgiu há seis anos e é mantido com a renda da festa alemã desse Rotary, cuja 11ª edição será dia 22 de outubro, no clube Aramaçan, em Santo André. Neste ano, ainda serão agendadas mais duas fases de exames para atender outras crianças. "Nós temos feito cerca de 1,3 mil exames por ano e doado, em média, 400 óculos. A reação das crianças é emocionante, pois a grande maioria nem sabe que não enxerga", explicou o coordenador do projeto, Átila Brú.

Ampliação - O Rotary Club Santo André Norte tem como meta criar no município a Casa da Visão. "Estamos em conversação com a prefeitura, que deve disponibilizar área para construirmos a casa, que atenderá crianças e adultos com problemas de visão. Nosso sonho é oferecer exames e tratamentos, estendendo para moradores do Grande ABC. Quem tiver condições, pagará pelos serviços, para permitir que tenhamos recursos para atender gratuitamente a população carente", revelou Cláudio Barberini Camargo. "No local, exames serão oferecidos permanentemente", completou Átila Brú.

O clube já adquire equipamentos oftalmológicos, pois enquanto a Casa da Visão não é criada, os atendimentos serão realizados no Camp Piero Pollone. "Ainda neste ano", completa Camargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;