Palavra do Leitor Titulo Artigo
Como ser positivo?
Do Diário do Grande ABC
03/01/2016 | 10:16
Compartilhar notícia


Artigo

Ser pessoa otimista é escolha e exercício diários. Não à toa, o emocional positivo nos faz mais felizes e capazes de encarar os reflexos de aspectos exteriores que não podemos controlar, como, por exemplo, o calor e o frio. Ser positivo é algo natural. Ninguém nasce negativo. Conforme os acontecimentos da vida se desenvolvem, criamos as nossas próprias expectativas e, diante das questões do cotidiano, sempre lidaremos com dois aspectos: o negativismo, que é a adversidade em si, e o positivismo, que nos faz crescer no conhecimento para evitá-lo. Por isso, foque no que importa e crie hábitos que venham ao encontro da possibilidade de ser feliz. E quem é que não quer ser feliz?

Grande exemplo para encontrar o caminho certo é sorrir. O sorriso é poderosa ferramenta que nos conduz à leveza e à sensação de bem-estar. Ao vermos a pessoa sorrindo, sempre sorrimos de volta. Ele tem poder muito grande por liberar sentimentos extremamente positivos. Querer ser positivo é a parte mais importante para alcançar esse objetivo. Como médico, passo por várias situações em que é preciso alinhar o pensamento positivo com o conhecimento para resolver problema de difícil solução, como hipertenso grave que é resistente a medicações. Nas minhas consultas sempre começo conversando e mostro que essa etapa da doença pode ter conotação positiva. Essa segurança que transmito auxilia no tratamento, muito mais até do que só a medicação em si.

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, perguntaram a 2.800 pacientes cardíacos se acreditavam em suas habilidades de recuperação. Depois de 15 anos, participantes que tiveram percepção otimista estavam 30% menos propensos ao óbito. Esse índice pode ser explicado pela forma com que os otimistas lidam com suas condições. Eles seguem rigorosamente o tratamento, enquanto pessimistas passam por mais pressão e estresse, o que acarreta efeitos prejudiciais à saúde. É interessante que o otimismo crie círculo virtuoso de qualidade de vida, o que vai ao encontro do que aprendemos na sabedoria popular. Pensamento positivo pode não ser mágico, como alguns pretendem, mas efetivamente aumenta a resistência às doenças, o que já faz toda a diferença.

Há estudos que comprovam, por exemplo, que a incidência de enfartes e de derrames é menor entre os que encaram os fatos com mais leveza. Pessoas com disposição para ver o lado melhor da vida tendem a cuidar mais da saúde, a praticar exercícios e a se alimentar bem. Por isso, não podemos perder a alegria dentro do nosso coração. Se você perder essa alegria de vida e de relacionamento, fica tudo mais difícil. É preciso esperar que as coisas se acalmem e que tudo melhore para que se sinta mais confiante e feliz.

Humberto Jorge Isaac é vice-presidente da Central Nacional Unimed.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebeu e retribui votos de Boas-Festas a Chip Telecom! e Equipe; Galpão Casa – Móveis sob Medida e Decoração; Equipe da Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras; Mayra Soares; MSuzuki Comunicação; Mércia Suzuki; Instituto Teotônio Vilela; Equipe Eletromidia ABC; Ortho Clínica; Scritta; AlexMar Assessoria de Comunicação; Alexandre Barreira; Maria Salas; MV Trevisan; Agecom – Assessoria Geral de Comunicação e Equipe (Sara e Telma); Roberto Messias; Luiz Francisco; Alexandre Reis; prefeito de Salvador, Bahia, ACM Neto; Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União); Lucky Assessoria de Comunicação; Livia Geampaulo; Agência Dinheiro Vivo; Luis Nassif; delegado de polícia Rafael Rabinovici; Bueno Imprensa e Comunicação; Cliptime Informação e Comunicação; Junji Abe e família; deputado federal Bruno Covas; Alga Publicidade; Cauã Gomes de Melo.

Réveillon
Ver a queima de fogos no Rio de Janeiro realmente é uma coisa maravilhosa. Tremenda festa para gringo ver. Agora, se tinham tanto dinheiro para ser literalmente queimado em alguns míseros minutos, por que a Saúde daquele Estado chegou ao caos em que está?
Antonio Carlos Pattaro
São Bernardo

Remédios
Meu genitor necessita de medicamento de alto custo. Há algum tempo, percebemos o descaso e a falta de respeito com os usuários e respectivos familiares no sistema de entrega da farmácia de alto custo do Hospital Estadual Mário Covas. A fila de espera tornou-se insuportável. Fiquei curioso para descobrir o fator determinante e finalmente consegui. Desde que o Dr. Antonio de Giovanni Neto (antigo secretário da Saúde na gestão Aidan Ravin) assumiu a diretoria administrativa daquele conceituado hospital, o caos instalou-se. Parece que não há remédio para esta enfermidade: ingerência. Será que isso afetou também a popularidade do governador Geraldo Alckmin no Grande ABC? O tempo revelará.
João José Pereira
Santo André

Eu sou você amanhã
Tudo o que Mauricio Macri tem feito desde que tomou posse como presidente da Argentina tem me deixado morrendo de inveja dos nossos vizinhos, e pedindo a Deus que o outrora temido ‘efeito Orloff’ nos atinja o quanto antes. Que venha essa bem-vinda ressaca, sem Dilma, sem Lula, sem PT, sem bolivarianismo, sem Fórum de São Paulo, sem atraso de ideias que tanto fez o nosso País andar para trás.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

Letra morta
A maior de todas as leis, para a sociedade e para a Nação, é a Constituição da República. Mas ela não deve representar os valores morais, cívicos e éticos do povo e das instituições, pois não é valorizada. Nem mesmo aqueles que participaram da sua elaboração e aprovação entendem e compreendem seus artigos. Juristas divergem e emitem opiniões diferentes sobre seu conteúdo. Legisladores chegam a fazer projetos de leis anticonstitucionais! Os ministros da Suprema Corte não fogem à regra nos julgamentos, cada um emitindo parecer diferente. Políticos e autoridades a ignoram em todos os sentidos, sentindo-se acima da lei. Assim, a corrupção reina no Brasil.
Valmir Alves Bezerra
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;