Automóveis Titulo
Teste prolongado aprova C3 XTR
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
07/01/2009 | 07:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


No total, foram 3.566 quilômetros rodados durante 90 dias. Para fazer uma avaliação mais detalhada do compacto premium Citroën C3 XTR 1.4 Flex, percorremos inúmetros trechos urbanos no Grande ABC e na Capital, além de trafegarmos em rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes, Piaçaguera-Guarujá e Rio-Santos.

E o modelo demonstrou suas qualidades, a começar pela dirigibilidade. Fácil de conduzir, seu ponto alto é a deliciosa direção elétrica, que facilita, e muito, as manobras, mas sempre mantendo a precisão, garantida pelo gerenciamento eletrônico do sistema, que processa informações como velocidade do veículo e ângulo de esterçamento do volante para definir os parâmetros e não deixá-la muito mole em alta velocidade, por exemplo.

Seu motor também não decepciona, gerando potência e torque suficientes para garantir um bom desempenho tanto na cidade como na estrada. Mas com o veículo mais carregado - quatro ocupantes, sendo duas crianças no banco traseiro e bagagens no porta-malas -, ele sentiu um pouco as subidas das serras da Rio-Santos na região das praias de São Sebastião (SP).

O espaço interno e o do compartimento de bagagens demonstrou ser suficiente para um casal com dois filhos e suas malas para uma viagem de uma semana.

O conforto para os passageiros também agradou: trio elétrico, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina são itens de série. O modelo avaliado contava ainda com rádio e CD player com comandos no volante, equipamento opcional que pode ser adquirido por R$ 810.

Durante o período de testes, o compacto demonstrou ter um rodar silencioso, boa visibilidade e estabilidade, mesmo nas curvas mais fechadas da estrada em alta velocidade. Seu conjunto de suspensões também é bem acertado, proporcionando conforto aos ocupantes, sem ser macio demais.

Também pudemos medir o consumo urbano. Com gasolina, o hatch fez 9,12 km/litro e, com álcool, obteve a marca de 8,42 km/l.

VISUAL XTR
A aparência da versão XTR é mais esportiva. Os parachoques acompanham a cor da carroceria na parte superior e, na porção inferior, há detalhes pretos e em alumínio. Lateralmente, a assinatura XTR se destaca dentro de uma saia lateral também de cor alumínio. Essa mesma saia e os arcos das rodas são cobertos por um revestimento preto que vai do parachoque dianteiro ao traseiro, fornecendo uma proteção lateral. As rodas são de liga leve modelo Coyotte com aro de 15 polegadas.


NÚMEROS

Preço - R$ 42.900

Motor - 1.4 8V Flex

Potência - 80 cv (g) / 82 cv (a) a
5.250 rpm

Torque - 12,6 mkgf a 3.250 rpm

Transmissão - Mecânica de cinco
velocidades

Comprimento - 3,85 metros

Altura - 1,51 metro

Largura - 1,66 metro

Distância entre eixos - 2,46 metros

Peso - 1.072 quilos

Porta-malas - 305 litros




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;