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Ambev estimula concorrência entre cervejarias
Do Diário do Grande ABC
04/12/1999 | 15:18
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A megafusao da Brahma com a Antarctica, que criou no início de julho a Ambev, Companhia de Bebidas das Américas, está estimulando a concorrência entre as médias e pequenas cervejarias do país, que lutam para conquistar fatias de um mercado caracterizado pela concentraçao.

Tanto as empresas regionais, como a paraense Cerpa, quanto as que tentam ganhar espaço nacional, como a paulistana Belco, que está inaugurando a sua primeira fábrica fora de Sao Paulo, além da gaúcha Dado Bier, estao empenhadas em estratégias de marketing para avançar no mercado e até garantir a própria sobrevivência.

Para ganhar terreno na guerra pela conquista do mercado nacional, a estratégia da Cervejaria Belco, que mantém uma unidade fabril na cidade de Sao Manuel, no interior de Sao Paulo, é abrir em janeiro uma fábrica em Recife. 'Vamos duplicar nossa capacidade de vendas``, diz Rodolfo Vilar, gerente de Planejamento da Concept, agência de publicidade encarregada da conta da Belco. A unidade, de 500 mil metros quadrados, está prevista para abastecer os mercados do Nordeste e do Norte em praticamente um ano.

Quinta cervejaria em participaçao de mercado (market share) no país, a Belco prioriza a confecçao da bebida. 'Nao brigamos por ganhar share a qualquer preço e, com isso, comprometer o nosso produto, oferecendo bebida mais barata. Nossa premissa é a qualidade``, disse Vilar.

Com sede em Belém do Pará, a Cervejaria Cerpa, que detém 62% do mercado no estado, focaliza sua estratégia de marketing na própria estampa. 'Nós nos inspiramos em festas típicas regionais, como o Círio de Nazareth, para o consumidor se identificar mais com a nossa marca. Nossos rótulos do gargalo da cerveja fazem referência a alguma festa típica do ano``, afirmou o gerente de marketing da Cerpa, Ibrahim Dahas.

O gerente de Marketing da cervejaria aposta na consolidaçao das cervejas regionais no mercado brasileiro. 'Existe uma tendência de que as cervejarias regionais cresçam e se tornem competitivas. Nós, por exemplo, já estamos avançando para outros estados com um produto especial. A Cerpa Premiun, que já está presente no Rio de Janeiro, em Sao Paulo, no Distrito Federal, em Goiânia e no Ceará``, enumerou.

A gaúcha Dado Bier também está armando um ousado projeto de expansao. A estratégia para propagar sua marca é muito diferente da concorrência. 'A idéia é atrelar a expansao da bebida ao crescimento das casas noturnas. Para isso, estamos desenvolvendo um plano de criaçao de franquias de bares com a marca Dado Pub em todo o país. Esta é a forma que encontramos para criar o nosso próprio canal de distribuiçao``, explicou Eduardo Bier, sócio e idealizador da rede de casas noturnas Dado Bier, que, além da sede de Porto Alegre, está com ramificaçoes em Sao Paulo e no Rio de Janeiro.

O primeiro Dado Pub será inaugurado este mês em Porto Alegre. O projeto prevê a criaçao de 200 unidades de franquias nos próximos cinco ou seis anos. 'Somente o Rio Grande do Sul deve ganhar entre três e quatro unidades``, adiantou Bier. O empresário está apostando na cerveja premium para ganhar o mercado brasileiro. 'O meu diferencial é a qualidade porque estou praticando preços mais altos do que a concorrência. A cerveja vai sair por R$ 2,80 o litro, preço que está acima da concorrência``, afirmou Bier.

Bier lembra que o mercado de cervejas no exterior é fragmentado, com grande ênfase para as cervejarias pequenas. 'Na Europa, por exemplo, nao existem grandes fábricas. A cultura dos europeus está voltada para apreciar as cervejas artesanais. Há uma grande fatia de mercado ocupado pela cerveja tipo premium nos países europeus``, disse o empresário.




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