Economia Titulo
Gas Natural aceita condições do governo espanhol para comprar Endesa
Da AFP
06/02/2006 | 17:46
Compartilhar notícia


A maior empresa de gás da Espanha, a Gas Natural, anunciou nesta segunda-feira que aceita as condições impostas pelo governo para lançar a oferta de compra da Endesa, a primeira companhia de energia elétrica do país.

"Após analisar as condições impostas pelo conselho de ministros, o conselho de administração concordou hoje (segunda-feira) em seguir em frente com a operação", informou a Gas Natural em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV, autoridade da Bolsa espanhola).

O governo espanhol autorizou sexta-feira a polêmica OPA (Oferta Pública de Aquisição) que a Gas Natural pretende lançar sobre a Endesa a meados de março, após preencher cerca de 20 requisitos para a transação.

Entre as 20 condições impostas pelo governo espanhol para dar luz verde a esta operação, que vem sendo bastante comentada nos meios políticos, está a que obriga a Gas Natural a vender ativos de produção de energia equivalentes a 4,3 mil megawatts.

Segundo a Gas Natural, "as vantagens estratégicas, industriais e financeiras da operação são compatíveis com o cumprimento das condições com as quais o conselho de ministros subordina a operação".

Analistas econômicos e a imprensa dizem que, para ter sucesso na operação, a Gas Natural terá de aumentar sua OPA de 22,5 bilhões de euros, a 21,3 euros por ação, pela Endesa.

"A companhia de gás não terá outra opção senão aumentar o valor de sua oferta se quiser ter êxito", escreveu nesta segunda-feira o diário econômico "Expansión".

Entretanto, o grupo considerou que a cotação atual da Endesa "está sofrendo forte especulação e os investidores devem valorizar em sua justa medida os ingressos e lucros não recorrentes de seus resultados do ano 2005, assim como as incertezas derivadas do processo regulamentar em transformação".

Se a operação for efetivada, o novo grupo se tornará o terceiro maior do setor energético mundial em número de clientes, também presente na América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;