Internacional Titulo
Exército turco no norte do Iraque faz operação contra o PKK
Da AFP
01/12/2007 | 17:29
Compartilhar notícia


Depois de semanas de contatos diplomáticos, a Turquia optou neste sábado pela ação militar contra os rebeldes curdos entrincheirados no norte do Iraque, realizando uma operação de envergadura limitada.

Segundo o Estado-Maior turco, o exército realizou, com o apoio da artilharia e da aviação, um ataque no interior das fronteiras do Iraque, contra um grupo de 50 a 60 terroristas, termos com o que se referem aos integrantes do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).

Os separatistas curdos sofreram grandes perdas, acrescentou o Estado-Maior turco. A ação aconteceu a sudeste da localidade de Cukurca, província de Hakari, situada na fronteira turco-iraquiana.

Nas últimas semanas, Ancara ameaça lançar uma operação militar no norte do Iraque contra os cerca de 3,5 mil rebeldes curdos que se servem da região para lançar ataques no sudeste da Turquia. Cerca de 100 mil soldados foram mobilizados nas últimas semanas perto da fronteira iraquiana de 380 km.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;