Economia Titulo
Yukos pede indenização de US$ 20 bilhões
Da AFP
28/12/2004 | 19:05
Compartilhar notícia


O grupo petroleiro russo Yukos, que entrou com ação na Justiça dos Estados Unidos por perdas e danos contra a venda de parte de seus ativos, vai pedir mais de US$ 20 bilhões de indenização, indicaram nesta terça-feira seus advogados em um comunicado emitido em Houston (Estados do Texas).

"A Yukos utilizará todos os meios legais disponíveis para ser compensada por perdas e danos por toda pessoa ou entidade envolvida na venda ilegal desses ativos ou ativos cobertos pela declaração de quebra da empresa", afirma a agência Burson-Marsteller. "Se a venda for concretizada, isso causará danos a Yukos que superam os 20 bilhões de dólares", comentou.

Diante do pedido da Yukos, que usou o recurso de proteção da lei americana de falências, um tribunal de Houston (Texas) exigiu há duas semanas o congelamento dos ativos da empresa. No entanto, a decisão foi ignorada na Rússia, onde leiloaram a principal empresa da Yukos, a Yuganskneftegaz.

A empresa estatal petroleira russa Rosneft anunciou quinta-feira passada que se tornou a nova proprietária da Yuganskneftegaz, através da compra de parte do misterioso grupo que arrematou a principal filial da Yukos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;