Esportes Titulo
São Bernardo é motivo de piada
Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
04/08/2001 | 21:19
Compartilhar notícia


Sai ano, entra ano, e o São Bernardo não muda o discurso no futebol profissional da região. A maioria dos jogadores não vê luz no fim do túnel, mas não há outra alternativa e apostam numa reviravolta. Por isso, destaques do grupo como o goleiro Alexandre, o zagueiro Wellington, os meias Zaqueu e Romano e os atacantes Fernando Jorge e Bruno asseguram que há um fio de esperança, pequeno, mas há. A missão de cada um é a mesma de todos os anos: tirar o time do ostracismo. Desta vez, a luta é pela vitória, o que não acontece há mais de um ano. As derrotas deixam o time sem forças para sonhar.

Chamá-lo de um dos primos pobres do futebol do Grande ABC é pouco para quem sobrevive de teimosia. Chamá-lo de equipe miserável seria desrespeitar as cores, a bandeira e o passado de um dos clubes mais antigos da região. Na prática, o São Bernardo, que tem uma folha de pagamento em torno de R$ 5 mil mensais, apenas justifica os míseros salários pagos aos jogadores, jovens em busca de um lugar ao Sol. Sem torcida, patrocínio, apoio público, infra-estrutura, o São Bernardo sofre no campo as consequências de ser comparado ao pernambucano Íbis, que já foi o pior time do mundo, ou virar mico do Casseta & Planeta da TV Globo, com o nome de Tabajara FC.

“Onde foi que eu errei?” Com certeza, o presidente e ex-deputado, Felipe Cheidde, tenta decifrar porque tanto sofrimento. Ele admite que faz “o que pode” e paga o elenco com aluguéis de salas do clube, enraizado na Avenida Marechal Deodoro, para não deixar o futebol morrer. Na tabela da Série B-2, no entanto, o time já está morto: é lanterna. A maldição, talvez, tenha uma explicação: em janeiro de 1988, quando a dobradinha Eduardo José Farah/Antoine Gebran ganhou a eleição à presidência da Federação Paulista, o São Bernardo tentou “melar” a posse, impugnando a votação alegando “irregularidades”, mas foi vencido. Cheidde era candidato nas eleições. Coincidência ou não, desde então o São Bernardo caiu em desgraça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;