Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
Qual foi o primeiro filme da Marvel?

Editora de HQs criou o próprio estúdio para lidar com adaptações de seus personagens

Luis Felipe Soares
do Diário
06/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O primeiro filme da Marvel Studios foi Homem de Ferro, lançado em 2008. Na história, Tony Stark (papel do ator Robert Downey Jr.) é um milionário que ganha dinheiro fabricando armas militares. Ele acaba sequestrado por um grupo terrorista e é gravemente ferido, com pedaços de uma bomba sendo mantidos longe de seu coração com a ajuda de um ímã eletromagnético que fica em seu peito. O personagem sobrevive e constrói uma armadura especial, com a qual tentará limpar sua consciência ajudando a livrar o mundo de bandidos.

A Marvel Studios é responsável por realizar filmes baseados nos principais super-heróis da Marvel Comics, entre eles Capitão América e Thor. Outros estúdios comandam as produções de alguns personagens da editora, caso dos X-Men (com filmes feitos pela Fox). Essa divisão ocorreu nos anos 1990, período no qual a Marvel passava por complicações financeiras e conseguiu se manter ao vender os direitos de suas criações para outras empresas ligadas ao cinema.

O primeiro longa-metragem estrelado pelo Homem de Ferro serviu como abertura para a montagem de projeto que juntou em um único universo todos os filmes da produtora. A ideia é que os longas-metragens se passem dentro de uma mesma realidade, tornando possível o encontro dos personagens, como apresentado em Os Vingadores (2012).

ADAPTAÇÃO - Nem tudo o que aparece nos filme é igual ao conteúdo das histórias em quadrinhos. Nas telonas, as histórias e as origens dos personagens foram modernizadas e simplificadas para atrair um maior número de pessoas, principalmente quem nunca leu os gibis.

O objetivo é manter a essência dos super-heróis, como suas características mais conhecidas e os motivos que o levam a combater os vilões. Em Homem de Ferro, por exemplo, Jarvis é o sistema central de computação criado por Tony Stark, enquanto que, nas HQs, é o nome de seu leal mordomo.

A Marvel Studios já conta com 12 filmes dentro de seu universo. Produtora norte-americana confirmou que outros 11 títulos ainda serão lançados até 2019.

A pergunta foi de Pedro Henrique Furlan, 10 anos, de Santo André, é um grande fã dos filmes de super-heróis, principalmente de Vingadores: Era de Ultron, que assistiu neste ano nos cinemas. “Como tem vários heróis da Marvel, há muitos filmes que saíram e não sei como tudo começou”, afirma o menino.

Consultoria de André Morelli, jornalista especializado em cultura pop e autor do livro ‘Super-Heróis no Cinema e nos Longas-Metragens da TV’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;