Nacional Titulo
Controlado incêndio que atingiu Cidade do Samba
Do Diário OnLine
Com AE
07/02/2011 | 07:49
Compartilhar notícia


O Corpo de Bombeiros controlou, por volta das 11 horas, o incêndio de grandes proporções que atingia a Cidade do Samba Samba ­- área destinada aos barracões das escolas de samba -, na zona portuária do Rio de Janeiro, desde as 7 horas. A corporação realiza no fim desta manhã o trabalho de rescaldo no local.

Um homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Sousa Aguiar por conta de intoxicação pela fumaça, mas passa bem. Não há informação se ele estava dentro de um dos barracões ou passava pelo local.

De acordo com o assessor de imprensa da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Vicente Tatoli, os barracões da Portela, União da Ilha, Grande Rio e da própria Liesa foram atingidos. Ao todo, há 14 barracões na Cidade do Samba. Parte de uma parede do barracão da Grande Rio desabou e há possibilidade de a mesma coisa ocorreu com a estrutura de outras escolas. O Corpo de Bombeiros deslocou 20 viaturas e 80 homens para o local.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou à Cidade do Samba por volta das 10h30 para conferir os estragos provocados pelo incêndio. Ele afirmou que Portela, União da Ilha e Grande Rio desfilarão neste carnaval e que a prefeitura vai empenhar recursos para que as alegorias e fantasias destruídas sejam refeitas. "Vamos buscar nos próximos 30 dias ajudar de todas as formas possíveis. É óbvio que não dá para recuperar em um mês o trabalho de um ano inteiro, mas elas vão entrar na avenida de qualquer jeito. Com a raça dessa gente e a força do carnaval carioca", disse o prefeito ao chegar.

Paes, que é portelense e costuma desfilar na bateria da agremiação, também sugeriu que a disputa do Grupo Especial deste ano não tenha escolas rebaixadas para o Grupo de Acesso. Ele destacou, no entanto, que a decisão caberá à Liesa. "Minha opinião é que não devemos ter nenhuma escola caindo (para o Grupo de Acesso) no carnaval deste ano. Essas escolas não têm capacidade de competir com as outras", defendeu o prefeito, que se reuniu com a direção da Liesa e com presidentes de escolas de samba.

Mais cedo, Paes já havia declarado que a reconstrução da Cidade do Samba começará ainda esta semana. Os desfiles na Marquês da Sapucaí serão realizados nos dias 6 e 7 de março.

A Portela divulgou nota em que lamenta o incêndio ocorrido na Cidade do Samba. De acordo com o texto, ainda não há um levantamento do que foi destruído. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo não atingiu o primeiro andar do barracão, onde ficam os carros alegóricos. A escola informou que aguarda a perícia que vai apontar as causas do fogo.

Confusão - Dois integrantes da Portela foram encaminhados para o 4º DP (Distrito Policial), na Praça da Bandeira, no Rio. Segundo policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, os integrantes se envolveram em um tumulto ao tentar furar o bloqueio da PM e dos bombeiros e entrar no barracão da escola. De acordo com o 4º DP, os integrantes da Portela vão prestar depoimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;