Cultura & Lazer Titulo
Quase igual a Tim Maia
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
14/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A voz de timbre grave, as performances vigorosas, o jeito extrovertido e a forma física renderam ao jovem cantor são-bernardense Felipe Haniel, 17 anos, diversas comparações com o síndico da MPB Tim Maia. Entretanto, no quesito comportamental, o adolescente - que ganhou projeção como calouro do Programa Raul Gil, exibido pela Band aos sábados - é bem diferente do ídolo.

Não briga com técnicos de som para equalizar graves, médios e agudos. Comparece a todos os shows marcados - em média, são quatro apresentações por mês e até R$ 5.000 de cachê por evento.

Em vez das declarações bombásticas que marcaram a trajetória de Tim, tão talentoso quanto polêmico, Haniel distribui elogios ao chefe e aos colegas de profissão. "O Raul é um paizão e graças a Deus tenho ele em meu caminho. Os cantores do programa também são muito unidos, lá não tem quem puxe o tapete", afirma o intérprete, que nunca teve aulas de música.

Atualmente, ele participa do quadro Homenagem ao Artista, em que reverencia medalhões do pop nacional, entre eles a musa da axé music Ivete Sangalo e o cantor Ed Motta, sobrinho de Tim. Hoje, gravará um tributo à banda Harmonia do Samba, liderada pelo vocalista Xanddy, marido da ex-bailarina Carla Perez.

Sem afetação, o garoto pontua cada frase com um sorriso e não esconde o orgulho que tem em dividir os holofotes com as estrelas. "Sempre fui ligado no Tim, mas sou particularmente fã da Ivete, do carisma e da simpatia dela. A homenagem ao Ed também foi incrível", relembra.

FAMÍLIA - Haniel trabalha cercado por familiares, que incentivam seus dotes artísticos desde a infância, quando já chamava a atenção em festas e karaokês pela potência vocal. Quando tinha nove anos, sonhava com uma carreira de biólogo, mas a vocação musical falou mais alto. "Tenho uma estrutura familiar muito boa e nunca me faltou nada", revela o astro teen, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor José Fornari, em São Bernardo.

Filho único, ele é acompanhado de perto pela mãe,Gil Sousa, que abandonou o emprego como balconista de lavanderia para organizar os compromissos do talentoso rebento. Ela divide a responsabilidade com o marido Valdelício, gerente comercial de uma empresa de sacolas promocionais.

O tio de Haniel, Clayton Nascimento, ajuda a moldar os arranjos do primeiro CD do jovem, em fase de escolha do repertório.

DISCO - Apesar da exposição na mídia, o cantor ainda não tem contrato com uma gravadora e produz de maneira independente o álbum de estreia, que deve ser lançado até o fim do semestre.

Além de composições próprias como a romântica Pés Descalços, forte candidata a primeiro single, a bolachinha trará colaborações de músicos conhecidos pelo grande público. Entre os colaboradores convidados destacam-se Ed Wilson (ícone da Jovem Guarda e integrante do grupo de iê-iê-iê The Originals) e o cantor Benito Di Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;