Economia Titulo
RJ ganha primeiro porto seco no próximo dia 16
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 18:05
Compartilhar notícia


A partir da próxima semana, entrará em funcionamento a primeira Estaçao Aduaneira Interior (EADI) do Estado do Rio - um terminal alfandegário de uso público cujos investimentos para implantaçao foram de R$ 8 milhoes até o momento. Este será o 46º Porto Seco credenciado no país e a Receita Federal prevê a inauguraçao de mais quatro no estado.

Inicialmente, a estaçao ocupará uma área de 100 mil metros quadrados, à beira do Km 10,5 da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e será operada pela Transportes Marítimos e Multimodais Sao Geraldo (TMM), formada pelos grupos Transporte Sao Geraldo, Mala-Direta Armazéns Gerais e Otto Andrade.

A nova EADI favorecerá a descentralizaçao dos serviços para liberaçao de cargas, tanto na importaçao como na exportaçao, contribuindo para o crescimento econômico do estado. Até o fim do ano, a previsao é de que a TMM movimente em torno de US$ 350 milhoes em produtos armazenados em seus galpoes, pátios e câmaras climatizadas.

A localizaçao estratégica é uma das vantagens do empreendimento - o porto seco está a 30 quilômetros dos portos do Rio e de Sepetiba e a 15 quilômetros do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Ele também conta com oito ramais ferroviários que o ligam diretamente ao Porto do Rio, além da proximidade com a Via Dutra - principal ligaçao com os estados de Sao Paulo e Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;