Política Titulo
Grande ABC fecha com Geraldo Alckmin
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 08:52
Compartilhar notícia


O governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) saiu vitorioso das urnas também no Grande ABC. Das sete cidades da região, o tucano ganhou em quatro: Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os comandantes dos municípios são ligados ao político do PSDB e participaram da campanha vitoriosa de Alckmin.

O senador Aloizio Mercadante (PT), que ficou em segundo lugar, venceu em Diadema, São Bernardo e Mauá, justamente os municípios liderados por prefeitos petistas.

A maior vantagem de Alckmin sobre Mercadante no Grande ABC foi anotada em São Caetano, município liderado por José Auricchio Júnior (PTB), prefeito que se engajou completamente na campanha do tucano, a ponto de se licenciar do cargo na última semana e de ter sido nomeado um dos coordenadores na região. Na cidade, o político do PSDB, que já comandou o Estado em duas oportunidades, ficou com 61,64%, com 56.789 votos (até às 0h30, já haviam sido contabilizados 99,7% dos votos de São Caetano). No município, o petista ficou com 21.116 votos, o que significou 22,92%.

Em Santo André, Alckmin recebeu 45,12% dos votos válidos (185.010), ante 38,7% de Mercadante (158.764). Também na cidade, o prefeito Aidan Ravin (PTB) trabalhou na coordenação da candidatura tucana.

A única cidade que tem prefeito do PSDB na região (Adler Kiko Teixeira) também deu vitória significativa ao ex-governador de São Paulo, que volta ao Palácio dos Bandeirantes após quatro anos. Em Rio Grande da Serra, o tucano obteve 49,2% dos votos, contra 38,7% do senador petista, que encerra o mandato em Brasília. Kiko também fez parte do trio que comandou a campanha no Grande ABC.

Em Ribeirão Pires, Alckmin também foi bem. O tucano registrou 47,9% (30.672) e Mercadante, 36% (23.045). Mesmo com candidato próprio ao governo do Estado de seu partido, o prefeito Clóvis Volpi (PV) sempre foi muito próximo a Alckmin e não escondeu a predileção pelo tucano. Por questão partidária, ficou mais distante da coordenação, mas, nos bastidores, se envolveu com a campanha, a ponto de participar de atividades do candidato.

Indeferidos - A vitória em primeiro turno do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, independe do julgamento dos recursos dos candidatos Paulo Bufalo (Psol), Mancha (PSTU) e Igor Grabois (PCB), segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A soma dos votos do candidato tucano superaria a marca de 50% mais um dos votos válidos, o que lhe assegura a conquista em primeiro turno, mesmo que o voto dos três fossem contabilizados.

"Os votos dos três candidatos não terão nenhuma interferência no resultado final da eleição. Se contabilizados, eles serão indiferentes", assegurou o presidente do TRE-SP, o desembargador Walter de Almeida Guilherme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;