Automóveis Titulo
Pajero Full: para mauricinho fazer off-road
Renata Turbiani
Enviada a Sao Roque
26/09/2000 | 18:03
Compartilhar notícia


Os utilitário esportivos, que antigamente tinham um ar sério e design quadrado, como os antigos veículos militares, há tempos se tornaram o sonho de consumo de motoristas de todo o mundo, pois, além de garantir status e sensaçao de poder, ganharam beleza, modernidade e estilo.

Pensando em conquistar esse mercado e com o objetivo de redesenhar o conceito de veículos fora-de-estrada, a Mitsubishi apresentou, na semana passada, a Pajero Full 2001. Definida como um utilitário de grande porte de uso combinado (asfalto e fora-de-estrada), o novo veículo, lançado pela montadora japonesa inicialmente em 1982, chegou à sua terceira geraçao completamente reestilizado.

A aparência da nova Pajero é realçada pela curvatura saliente dos pára-lamas. Na parte fronta,l o destaque fica por conta do pára-choque, que incorpora uma maior tomada de ar. As laterais, por sua vez, sao acompanhadas de molduras pré-moldadas que, de acordo com a montadora, dao proteçao contra pequenos amassados. Na traseira do veículo as lanternas ganharam novo desenho, aumentando sua visibilidade.

Encontrada em duas versoes (de três ou cinco portas), com três tipos de motorizaçao (V6 3,5 litros, V6 3,0 litros, ambos a gasolina, e motor 2,8 litros a diesel), a Pajero Full ganhou um significativo aumento de potência. Na versao 3.0 a gasolina, por exemplo, a potência passou de 150 para 180 cv, graças à introduçao do sistema de quatro válvulas por cilindro.

Mas os novos modelos nao destacam-se apenas pelas motorizaçoes. Umas das maiores novidades fica por conta da adoçao do sistema de chassi integrado à carroceria. O resultado, segundo representantes da Mitsubishi, é uma carroceria mais rígida, com 20 mm a mais de altura livre do solo. Além disso, esse sistema permitiu melhor aproveitamento do espaço interno, devido ao rebaixamento do assoalho em 50 mm.

Com essa mudança o tanque de combustível foi deslocado da traseira para uma posiçao entre-eixos, abrindo espaço no assoalho do porta-malas - na versao de cinco portas - para que o terceiro banco seja guardado ou até mesmo retirado, aumentando consideravelmente o espaço do porta-malas (1,7 mil litros).

A nova estrutura de chassi, além de proporcionar maior conforto e segurança, também beneficiou o desempenho de todas as versoes, que contam com sistema de traçao Super Select.  Até 100 km/h, pode-se fazer a mudança de traçao 4x2 traseira (posiçao 2H no seletor) para traçao 4x4 integral (posiçao 4H). O estágio seguinte (4HLc), que também pode ser engatado com o carro em movimento, tem como funçao bloquear o diferencial central, para aumentar o desempenho em trechos de lama.

A última posiçao (4 LLc), que só pode ser engatada com o veículo parado, consiste no bloqueio do diferencial e acionamento da reduzida, que aumenta o torque em cerca de 50%.

Além do sistema Super Select, a nova Pajero Full 2001 vem equipada com câmbio automático de cinco marchas com Sports Mode, que oferece a opçao de troca manual de marchas. Para isso, basta deslocar a alavanca de mudanças da posiçao D e começar a operar as trocas seqüencialmente.

O câmbio automático da Pajero Full é dotado do dispositivo Invecs II, de segunda geraçao, que, além de identificar as condiçoes de rodagem, também adapta a troca de marchas ao perfil de cada condutor, reduzindo as margens de erro.

Mas a Pajero Full 2001 nao destaca-se apenas por seu design ou por suas inovaçoes tecnológicas. Seu interior também chama atençao. O motorista e passageiros do novo modelo ganharam mais espaço para a cabeça e pernas.

No painel foi acrescentado um monitor digital, que informa as horas, temperatura externa e executa diversas funçoes especialmente úteis no off-road, como bússola, altímetro, barômetro e indicaçao de diferença de rotaçao nas rodas. Com esse monitor também é possível obter informaçoes sobre manutençao preventiva, como prazos de troca de óleo, filtros e fluidos.

Teste - O Diário testou a Pajero Full GLS três portas, motor V6 3.0, 24 válvulas, a gasolina por estradas de terra e asfalto na cidade de Sao Roque, interior de Sao Paulo, que inclui trechos de uma pista de off-road. O veículo se mostrou bastante estável, principalmente em curvas rápidas, tornando o ato de dirigir seguro e agradável.   Nas subidas e descidas, mesmo nas mais íngremes, a nova Pajero também apresentou um bom comportamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;