Diarinho Titulo
Uniforme da década de 1940 era impecável
Caroline Ropero
Especial para o Diário
02/10/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O filme se passa na década de 1940, época em que o uniforme seguia severas regras que tinham de ser respeitadas. Ninguém ousava mudar nenhum detalhe. O sentido da palavra uniforme era seguido a risca, ou seja, todos os alunos vestiam-se exatamente iguais.

Em geral, as meninas usavam saia azul-marinho com pregas um pouco abaixo do joelho, camisa branca e gravata em forma de laço, sapatos pretos e meias brancas. No frio, casaco e suéter de tricô na mesma cor da saia. Eram incluídas luvas brancas em datas especiais. Os meninos vestiam calça curta ou comprida azul-marinho, camisa branca e, às vezes, gravata-borboleta. Tudo muito elegante.

As crianças pareciam adultos em miniaturas. Não é à toa que Luizinho, personagem do filme, ganhou novo par de sapato quando começou a ir à escola. No início, era tão incômodo que ele fazia o caminho descalço e o colocava ao chegar lá. O que não aparece no filme é que, naquela época, havia uniforme até para atividades esportivas. As meninas usavam calção preto e blusão comprido de mangas curtas. Os meninos, camiseta regata e calça azul com listras brancas laterais. O tênis era branco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;