Política Titulo Negociação
Com aval de Kassab, Volpi está
próximo de trocar o PV pelo PSD

Chefe do Executivo de Ribeirão Pires se reuniu com o
colega de São Paulo no início do mês para tratar da filiação

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
27/01/2012 | 07:14
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), está próximo de mudar de partido. O iminente destino é o PSD, capitaneado pelo chefe do Executivo paulistano, Gilberto Kassab (PSD). Os dois se encontraram no início do mês para tratar da filiação.

"A conversa foi algo entre amigos. Ainda não tem esse ambiente de troca", desconversa o presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto (PSD), um dos principais articuladores do partido. Em novembro, o Diário publicou que o verde mantinha contatos com o parlamentar. Desde julho, Volpi enfrenta problemas dentro do PV.

O cardeal do PSD reitera que Kassab e Volpi são próximos desde que foram deputados estaduais juntos, de 1994 a 1998. "Tudo está no campo do diálogo maduro. No Grande ABC, o PSD tem base sólida assim como em São Paulo. O Volpi quer entender o processo."

Fontes ligadas ao prefeito garantem que ele admite com veemência a possibilidade de trocar de sigla. Contudo, o vereador paulistano ameniza a filiação do colega e classifica como uma "questão secundária". "Após deixar a Prefeitura, ele não precisa estar nesse ou naquele partido. Sinto somente que ele quer ajudar a cidade", pondera.

Outra figura importante no contexto é o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Ele tem ajudado Kassab na articulação do PSD na região e é amigo de Volpi. A costura para a adesão do verde ao novo partido estaria sendo feita pelo petista.

Volpi não retornou aos contatos da equipe do Diário.

ENCONTROS
Coincidência ou não, o prefeito de Ribeirão Pires tem duas agendas importantes com integrantes do PSD.

A primeira delas será justamente com Police Neto, dia 7. O parlamentar irá visitar a Câmara de Ribeirão e a Prefeitura para conversar com Volpi. "Ele foi meu presidente quando estava filiado ao PSDB", lembra.

A outra reunião será com o PSD municipal, dia 10. O presidente do partido no município, vereador Koiti Takaki, irá ao gabinete do chefe do Executivo. Os dois não se falam desde a eleição de 2008, quando o parlamentar ainda estava no PV. /

A conversa será para apaziguar os ânimos e levantar a bandeira branca. O presidente da Câmara de Ribeirão, Gerson Constantino (PSD), é o interlocutor do encontro. "Torço para que eles se entendam como pessoas. Também saí do PV e fui para o PSD, mas se tiver de despachar com o Volpi, eu irei. Essa é a postura que quero", ressalta.

No início da semana, Volpi chamou o vereador Zé Nelson (PSD) para uma conversa na Prefeitura. Oficialmente, o encontro serviu para discutir demandas municipais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;