Internacional Titulo
França fará novo pronunciamento sobre 'vaca louca' britânica
Do Diário do Grande ABC
31/10/1999 | 18:16
Compartilhar notícia


A França informou que responderá nesta quinta-feira a um pronunciamento de cientistas da Uniao Européia de que a carne bovina britânica é apta para o consumo, disse este domingo o comissário de alimentos David Byrne.

``Tivemos uma resposta preliminar do primeiro-ministro (Lionel Jospin), que espera ter uma avaliaçao exaustiva esta semana e dar uma resposta na quinta-feira, disse Byrne à rádio BBC.

A França decidiu nao se unir ao resto da UE quando, em agosto, foi suspensa a proibiçao que pesava sobre a carne britânica havia três anos devido ao chamado ``mal da vaca louca``.

Um comunicado da Comissao Européia em sua sede, em Bruxelas, informou que nesta terça-feira Byrne vai se reunir com os ministros da Agricultura francês e britânico, Jean Glavany e Nick Brown, respectivamente. Também terá um encontro com a ministra francesa de Proteçao do Consumidor, Marylise Lebranchu.

A França nao respondeu de imediato sobre o relatório dos cientistas e Londres disse que irá à corte se nao for suspensa a proibiçao. Porém há sinais de que os dois países querem um acordo. ``Nos interessa essa resposta rápida da França``, informou o Ministério da Agricultura ao saber do anúncio de Byrne. ``Era o que desejávamos``.

O irlandês Byrne disse que a Comissao Européia quer uma soluçao rápida, nao uma longa batalha judicial. ``Trata-se de dois governos que têm relaçoes estreitas e amistosas``, disse o funcionário.

Jospin, em visita a Guadalupe, disse que a disputa havia provocado ``uma dimensao de conflito que nao desejávamos com um país da Uniao Européia``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;