Economia Titulo
Setor de implementos quer crescer 12%
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
19/02/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo que comemora crescimento médio de 29% em 2007, as empresas fabricantes de implementos rodoviários (reboques, semi-reboques e carroçarias sobre chassis) se preparam para aumento da demanda entre 8% e 12% neste ano impulsionado principalmente pelo bom desempenho do agronegócio e do setor de construção civil.

Segundo o diretor executivo da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), Mário Rinaldi, esses dois setores foram os principais motores do crescimento em 2007 com destaque para o segmento sucroalcooleiro.

“O que aconteceu no ano passado deve se repetir em 2008. O setor de construção civil continua aquecido e a previsão é de um novo recorde da safra este ano. Ou seja, a demanda por implementos continuará alta”, comentou Rinaldi.

O executivo disse que em 2006 teve início diversos investimentos na ampliação da capacidade produtiva, o que eliminará a possibilidade de as empresas não conseguirem atender um número maior de pedidos.

“Atualmente temos condições de acompanhar o aumento da demanda entre 10% e 15%. Mas do meio do ano para frente essa capacidade produtiva deverá suportar acréscimo entre 30% e 35%”, garantiu.

COMPARAÇÃO

A estimativa de crescer em torno de 10% neste ano passa a impressão de acanhamento, já que em 2007 a alta foi de 29%. Mas não é bem assim. Ocorre que em 2006 os resultados da indústria de implementos foi ruim, assim como em 2005. Ou seja, o que aconteceu foi a recuperação de um mercado que estava estagnado.

“Nossa base em 2006 foi ridícula. Para se ter uma idéia, se compararmos o resultado de 2007 com 2004, até então o melhor da história, crescemos 12%. Agora, se em 2008 conseguirmos atingir a meta, aí sim, estaremos ampliando nossas vendas em cima de números bem mais expressivos conquistados no ano anterior”, analisou Rinaldi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;