Economia Titulo
Mais de 2.000 vagas foram abertas no mercado em julho
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O mercado de trabalho tem refletido o bom momento da economia brasileira. Em julho, por exemplo, foram abertas 2.266 vagas de emprego no País, segundo levantamento realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Em comparação com o mesmo período em 2009 houve crescimento de 28,09% - quando haviam sido ofertadas 1.769 oportunidades. Porém, se comparado com junho deste ano, nota-se redução de 9,1% (no período foram abertas 2.492 postos).

Para o presidente da Ricardo Xavier Hélio Terra, o resultado em julho deste ano mostra recuperação da economia, já que no ano passado o mercado ainda estava sendo reflexo da crise financeira mundial.

Quanto à redução no volume de vagas de junho para julho, Terra acredita que é apenas uma variação de mercado. "Por ser mês de férias, a oferta de emprego é menor, já que estamos falando de carteira assinada e não de trabalho temporário", cita.

PREOCUPAÇÃO
A falta de mão de obra qualificada é uma ameaça para o crescimento econômico na visão de Hélio Terra. "Com o aquecimento do consumo entre as classes sociais as empresas necessitam de profissionais para produzirem mais (desde o setor industrial até o de serviços), porém não são pessoas capacitadas", observa.

A dica para aqueles que já desfrutam de uma vaga no mercado é investir na carreira para não correr o risco de perder uma boa posição. "Agora, cabe aos profissionais aprimorarem seus conhecimentos técnicos, sem, é claro, descuidar de suas competências comportamentais, que são fundamentais para a permanência no emprego."

MAIS PROCURADOS
De acordo com estudo mensal, os engenheiros continuam no topo dos profissionais mais solicitados no mercado. Em julho, 23,91% do total das oportunidades abertas foram para eles.

As companhias nacionais permaneceram no topo das empresas que mais abriram vagas de trabalho em julho, com 77% das posições, sendo o restante das vagas oferecidas pelas multinacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;