Internacional Titulo
Explosao em depósito central causou queda de aviao nos EUA
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 18:22
Compartilhar notícia


Uma explosao acidental do depósito central provocou a catástrofe do boeing 747 da companhia aérea TWA, que explodiu no ar, em 17 de julho de 1996, em Nova York, causando a morte dos 230 tripulantes. A conclusao das investigaçoes foi divulgada nesta terça-feira, nos Estados Unidos.

"Desde o início da investigaçao, pareceu-nos claramente que uma explosao de gases inflamáveis no depósito central provocou a desintegraçao e o acidente do vôo 800", disse o presidente do Escritório Nacional de Segurança nos Tranportes (ENST), Jim Hall.

"O fato detonador da explosao do aviao foi um aumento da pressao no interior do depósito central", afirmou o diretor de segurança aeronáutica do ENST, Bernard Loeb, durante a abertura de um ciclo de debates públicos para apresentar o relatório final dos especialistas sobre a tragédia.

Para os investigadores, o excesso de pressao aconteceu devido ao aquecimento da mistura explosiva de ar e gases de querosene, formada no depósito central. Ele fica debaixo da fuselagem e estava praticamente vazio, quando o aviao decolou. Havia apenas resíduos de querosene, cerca de 190 litros, que formavam uma pequena poça no fundo do depósito.

O aviao levantou vôo com duas horas de atraso, depois de ficar parado por várias horas nas pistas do aeroporto nova-iorquino John F. Kennedy, sob forte calor. Depois que o sistema de ar-condicionado começou a funcionar, o ar quente expelido pelo aparelho contribuiu para esquentar ainda mais a mistura de ar e querosene, já que fica exatamente debaixo do depósito central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;