"Desde o início da investigaçao, pareceu-nos claramente que uma explosao de gases inflamáveis no depósito central provocou a desintegraçao e o acidente do vôo 800", disse o presidente do Escritório Nacional de Segurança nos Tranportes (ENST), Jim Hall.
"O fato detonador da explosao do aviao foi um aumento da pressao no interior do depósito central", afirmou o diretor de segurança aeronáutica do ENST, Bernard Loeb, durante a abertura de um ciclo de debates públicos para apresentar o relatório final dos especialistas sobre a tragédia.
Para os investigadores, o excesso de pressao aconteceu devido ao aquecimento da mistura explosiva de ar e gases de querosene, formada no depósito central. Ele fica debaixo da fuselagem e estava praticamente vazio, quando o aviao decolou. Havia apenas resíduos de querosene, cerca de 190 litros, que formavam uma pequena poça no fundo do depósito.
O aviao levantou vôo com duas horas de atraso, depois de ficar parado por várias horas nas pistas do aeroporto nova-iorquino John F. Kennedy, sob forte calor. Depois que o sistema de ar-condicionado começou a funcionar, o ar quente expelido pelo aparelho contribuiu para esquentar ainda mais a mistura de ar e querosene, já que fica exatamente debaixo do depósito central.
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