Turismo Titulo
Parques e orquidários são opções de passeio no litoral Sul
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
05/02/2003 | 21:59
Compartilhar notícia


  Diferentes dos parques do Grande ABC, os hortos e orquidário da Baixada Santista dificilmente atraem público para prática de esportes. Nesses espaços, o que chama a atenção é a diversidade de animais e a flora. São pelo menos três os parques referências do litoral. Em Santos há o Orquidário e o Jardim Botânico; São Vicente mantém um horto, na encosta do morro Itararé; e Mongaguá, um parque ecológico de frente para o mar.

Na região existe a Estação Ecológica Juréia-Itatins, em Peruíbe, atrativa pelas suas várias cachoeiras. O acesso ao local é restrito e para visitar é necessário agendamento prévio, que pode ser feito por meio do telefone (0xx13) 3457-9243. Não existe taxa de admissão para o passeio.

O Orquidário Municipal de Santos obviamente se destaca por manter espécies de orquídeas entre outros exemplares da Mata Atlântica. São 1,6 mil tipos diferentes de orquídeas, mas ainda há espaço para macacos, pássaros, tartarugas e jabutis. Para entrar no parque é cobrada taxa de manutenção de R$ 1. Menores de 12 anos e maiores de 65 não pagam. O orquidário fica na praça Washington, s/nº. O local funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Na zona Noroeste, o Jardim Botânico tem entrada franca e cultiva as mudas e plantas que enfeitam a orla da praia. O espaço fica na rua João Fracarolli, s/nº, e funciona diariamente das 8h às 18h.

Um casal de leões, além de pássaros, lagoas e museus formam o cenário do Horto Municipal de São Vicente, uma das maiores reservas ambientais da Baixada Santista. O acesso é feito pela rua Juiz de Fora.

Opção de passeio no litoral Sul é o parque ecológico de Mongaguá, na avenida do Mar – na altura da Plataforma de Pesca Agenor de Campos. O local abriga 40 tipos de aves e um aquário com 60 espécies de peixes. A visita sai a R$ 2 por pessoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;