Internacional Titulo Irã
Acordo nuclear pode ser implementado até o final do ano, diz presidente do Irã

Tensões com EUA , porém, não serão resolvidas
de forma imediata, declarou o presidente iraniano

12/11/2015 | 08:48
Compartilhar notícia
AP


O acordo nuclear entre o Irã e o Ocidente pode começar a ser implementado até o final do ano, mas as tensões com os EUA não vão ser resolvidas imediatamente, disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal italiano Corriere della Sera.

À frente de sua visita a Itália no sábado, Rouhani disse que seu país está à espera de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que deve certificar que o Irã tem respeitado os seus compromissos de restringir seu programa nuclear.

Ele acredita que as sanções começarão a ser retiradas assim que o Irã receber o certificado de que tem cumprido os seus compromissos, "o que deve ocorrer ainda este ano", disse o presidente. "Enquanto isso, seguimos em frente com a conversão do reator de Arak". A conversão do reator é um dos primeiros passos esperados que o Irã tome para assumir o acordo nuclear. O Irã começou a modificar o centro do reator de água pesada de Arak para limitar a produção de plutônio, material que pode ser utilizado na produção de bombas atômicas.

Mas a implementação do acordo nuclear não vai aliviar imediatamente as tensões com os EUA. "Os norte-americanos não vão retirar todas as sanções", disse ele na entrevista, "mas apenas as relacionadas com o programa nuclear".

"A forma como implementar o acordo pode ter um impacto sobre o futuro", acrescentou Rouhani. "Se bem implementado, ele irá criar raízes para menos tensões com os EUA e as condições para iniciar uma nova era. Mas se os norte-americanos não fizerem a sua parte no acordo nuclear, a nossa relação com eles permanecerá como no passado", disse o presidente do Irã. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;