Cultura & Lazer Titulo
Pesquisa mostra: um cigarro equivale a menos 11 minutos de vida
Do Diário do Grande ABC
05/01/2000 | 18:40
Compartilhar notícia


Início de ano é um período de muitas promessas. Parar de fumar é uma das mais comuns, e uma pesquisa inédita, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, pode representar um estímulo a mais para quem decide abandonar o vício. De acordo com os pesquisadores, cada cigarro pode representar 11 minutos a menos na vida de uma pessoa.

Para chegar a esta conclusao, a equipe de cientistas mediu, pela primeira fez, os efeitos do cigarro sobre a expectativa de vida de fumantes do sexo masculino. O estudo, publicado na revista médica britânica British Medical Journal, também aponta uma estimativa do número total de cigarros consumidos ao longo da vida do viciado.

Os dados mostraram que os fumantes consomem, em média, 14 cigarros por dia, o que representa cerca de 5 mil cigarros por ano. Considerando estes números, uma pessoa que fuma dos 17 aos 71 anos consome no período mais de 311 mil cigarros. Paralelamente a estes dados, os cientistas deduziram que um maço com 20 cigarros tira três horas e 40 minutos de vida do fumante; 200 cigarros, um dia e meio; e assim por diante.

Segundo o coordenador da pesquisa, o oncologista Richard Doll, os fumantes vivem, em média, seis anos e meio a menos do que pessoas que nao fumam. O cientista admite que os resultados do estudo foram obtidos a partir de média e nao de dados precisos, mas lembra que os danos provocados pelo cigarro sao fatos irrefutáveis.

Clives Bates, diretor da Action on Smoking and Health, uma entidade inglesa que ajuda doentes vítimas do cigarro, concorda com as conclusoes de Doll. Segundo ele, os fumantes têm maior probabilidade de ter uma morte dolorosa, além de passarem mais tempo doentes quando ficam mais velhos. Ele lembra, ainda, que o cigarro aumenta significativamente o risco de vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e derrames.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;