Internacional Titulo
Programa reclama descaso às vítimas do Mitch
Do Diário do Grande ABC
27/01/1999 | 14:45
Compartilhar notícia


Catherine Bertini, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, Catherine Bertini, disse nesta quarta-feira que ficou muito decepcionada com a reaçao aos seus pedidos de ajuda em alimentos para socorrer as vítimas do furacao Mitch.

Bertini disse que a agência precisa de 17,4 milhoes de dólares para atingir sua meta de 62 milhoes de dólares.

O furacao Mitch causou a morte de mais de 9.000 pessoas e deixou desabrigados centenas de milhares de habitantes dos países da América Central em sua passagem pela regiao, em outubro.

O Programa Mundial de Alimentos anunciou planos para alimentar 1.125.000 pessoas durante seis meses em Honduras, na Nicarágua, em El Salvador e na Guatemala, a um custo de 62 milhoes de dólares.

Os Estados Unidos contribuíram com 24,9 milhoes, 40 por cento do montante pretendido, até o último dia 22. A França foi o segundo maior doador, com 7,5 milhoes de dólares em arroz e leite em pó.

Segundo Bertini, a maioria dos demais projetos de ajuda do Programa em países como Coréia do Norte, Indonésia, Bangladesh, Kosovo e Serra Leoa se aproximaram mais de seus objetivos financeiros.

"No caso do furacao Mitch nao há impedimentos políticos", disse Bertini, que acaba de regressar de um giro por Honduras e Nicarágua. ``Acho que alguns países nao compreenderam a intensidade deste problema', acrescentou, admitindo, ao mesmo tempo, que algumas naçoes tinham prestado ajuda aos países afetados de forma indireta.

O Programa Mundial de Alimentos pretende recolher mais 73 milhoes de dólares para ajudar a reconstruçao e o desenvolvimento dos países arrasados pelo furacao nos próximos dois anos, segundo um plano que pagaria a mao-de-obra com alimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;