Internacional Titulo
Condoleezza Rice visita a Ásia para defender luta antiterrorista
Da AFP
11/10/2005 | 12:09
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, iniciou nesta terça-feira, no Quirguistão, uma viagem pela Ásia central. Ela vai defender a guerra contra o terrorismo em encontros com autoridades asiáticas.

Na chegada ao Quirguistão, Rice saudou os soldados americanos da base de Manas, no aeroporto de Bishkek, que participarão das operações de emergência no Paquistão. Os militares vão prestar socorro às vítimas do terremoto de sábado.

Rice também visitará o Afeganistão na quarta-feira e pretende passar rapidamente pelo Paquistão, antes de viajar na quinta-feira ao Cazaquistão e Tadjiquistão. Em Bishkek, Rice participará em uma mesa redonda sobre a democracia, as reformas e a Constituição, antes de um encontro com o primeiro-ministro Felix Kulov e o presidente Kurmanbek Bakiev.

A Ásia central, que a Rússia considera sua zona de influência desde a queda da União Soviética, tem grande importância estratégica para os Estados Unidos. Além disso, esta região, habitada por muitos muçulmanos, é uma base para suas operações no Afeganistão.

A diplomacia americana tem três objetivos na Ásia central: tentar conter o avanço de radicais muçulmanos, estimular as reformas econômicas e incentivar o modelo de democracia nos termos defendidos pelos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;