Nacional Titulo
Mulheres são maioria na luta para largar o cigarro
Do Diário OnLine
Com Agências
29/08/2006 | 16:52
Compartilhar notícia


Um estudo realizado pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), revelou que as mulheres fumantes querem largar o vício. Nos últimos quatro anos, o número de mulheres que procurou tratamento na instituição para deixar o cigarro superou o de homens.

Das 500 pessoas atendidas entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2006, 56,52% foram mulheres e 43,48%, homens. Elas alegam que rejeição dos homens, redução da fertilidade, riscos de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão estão entre os principais motivos para abandonar o vício.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil tem 30 milhões de fumantes, sendo 18 milhões de homens e 12 milhões de mulheres. Estima-se que 80% dessas pessoas desejam parar de fumar.

"Há uma grande diferença do significado do cigarro para homens e mulheres. Elas adotam o cigarro como um companheiro, uma solução para suprir um vazio emocional. Já os homens fumam por outras razões, para aliviar estresse, inserção social e auto-afirmação", afirmou a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

"O tabagismo ainda é responsável por milhões de mortes em todo o planeta. É preciso cortar esse mal pela raiz, prevenindo o acesso dos jovens ao tabaco e oferecendo tratamento gratuito para quem deseja abandonar o vício", assinalou Luizemir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;