Economia Titulo
Crédito estudantil é mais atrativo em financeiras
Paula Cabrera
do Diário do Grande ABC
23/01/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O tempo em que arranjar crédito para pagar faculdade era bicho de sete cabeças ficou para trás. Agora, além de benefícios do governo federal como o Prouni e do Fies (Financiamento Estudantil oferecido pela caixa), é cada vez maior o número de instituições financeiras privadas que oferecem o aporte para estudantes, com taxas que variam de 0,60% ao mês até 2,7% ao mês.

Para o empréstimo privado, basta apenas o fiador, sem a necessidade de bens para garantir o valor, desde que a renda somada do aluno e do garantidor seja duas vezes o valor da mensalidade do curso.

Apesar de as taxas oferecidas pelo Fies da Caixa ainda serem as menores do mercado - 0,20% ao mês - a burocracia para entrar no programa governamental fez com que as financeiras do setor privado ganhassem destaque entre alunos de instituições particulares de todo o País.

É o que aconteceu com a estudante de rádio e TV da Metodista em São Bernardo, Gláucia Rodrigues Lopes.

Ela optou pelo crédito Pravaler, que oferece empréstimos semestrais com taxas de até 1,89% ao mês durante o curso. Com o empréstimo, a mensalidade de R$ 1.030 cai por R$ 540. "Somos de São Vicente (litoral) e, além da mensalidade, temos que bancar o aluguel e as despesas dela. Procuramos muito até conseguir achar esse financiamento", conta a mãe da estudante e responsável pelos pagamentos, Maria Aparecida Santos Lopes.

Pelo Pravaler, o universitário consegue 100% de empréstimo durante o semestre e tem até 12 meses para quitar o valor. "Financiamos no dobro do tempo do curso. Se o estudo dura quatro anos, ele terá oito anos para pagar", explica Rafael Badinni, gerente de relacionamento da Ideal Invest, responsável pelo crédito.

Entre as opções privadas para financiar os estudos, o Pravaler é hoje o maior programa de crédito estudantil privado do País, com cobertura de 30% do mercado de vagas particulares e mais de 500 mil alunos interessados. No Grande ABC, a instituição oferece aporte para alunos da Metodista, Uniabc e Engenharia Mauá. O valor do semestre é pago na totalidade pela empresa para a universidade e a taxa pode ser de 0%, caso a instituição prefira subsidiar os juros.

O Itaú também é destaque na opção de financiamento, com a menor taxa depois do Fies e opção de financiar a graduação. HSBC, Bradesco e Santander oferecem crédito, mas parcialmente na graduação ou apenas para pós-graduação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;