Política Titulo
Governo nega acusações de aumento da corrupção
Do Diário OnLine
12/12/2003 | 22:01
Compartilhar notícia


O governo enviou nesta sexta-feira uma carta ao presidente da Transparência Brasil, Eduardo Ribeiro Capobianco, rebatendo os dados de uma pesquisa que mostra que aumentou a percepção de corrupção na administração federal de 2002 para 2003. O documento, assinado por José Dirceu (Casa Civil) e Waldir Pires (Controladoria Geral da União), informa que o governo Luiz Inácio Lula da Silva “não rouba, não deixa roubar e combate a corrupção”.

O relatório foi divulgado em outubro e critica ainda a ocupação política de cargos públicos. Para o governo, houve “interpretações equivocadas” por parte dos responsáveis pelo levantamento.

Dirceu e Pires explicam, na carta, que desde o início o governo Lula tomou medidas administrativas e institucionais para ampliar o combate à corrupção. Como exemplo eles citam a reorganização da Controladoria Geral da União, da Polícia Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) — que investiga os casos de lavagem de dinheiro.

Os governistas também lembraram de operações contra a corrupção realizadas pela Polícia Federal, como a Anaconda (que prendeu juízes e policiais acusados de venda de sentenças); a Praga do Egito (sobre os desvios de verba em Roraima); e a Trânsito Livre (que deteve policiais rodoviários federais que liberam cargas de contrabando vindas do Paraguai).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;