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Novo CrossFox rende-se ao asfalto
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
02/12/2009 | 07:00
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Divulgação


Desde que surgiram, os modelos off-road light - veículos com visual aventureiro, mas sem nenhum talento para enfiar o pé na lama - conquistaram muitos admiradores no Brasil. E tornaram-se, por isso, parte fundamental na estratégia das montadoras de conquistar mais e mais consumidores. Consciente dessa virtude dos Indiana Jones do asfalto, a Volkswagen apresentou o novo CrossFox (R$ 45.549), bastante modificado - para melhor - por dentro e por fora.

Em relação ao modelo anterior, o design ficou mais limpo e com traços urbanos. O discreto quebra-mato, por exemplo, foi abandonado, e não há mais excesso de apliques plásticos para dar a impressão de robustez. O conjunto óptico dianteiro é o mesmo do novo Fox, o que deixou a família das Raposas com cara de Polo europeu. O principal destaque, no entanto, é o para-choque dianteiro redesenhado, com grade em formato de colmeia, faróis auxiliares maiores e entrada de ar ampla, inspirada, segundo Luiz Alberto Veiga, designer chefe da marca, na "boca de um tubarão-branco".

A traseira também traz inovações interessantes e esteticamente bem resolvidas. O suporte do estepe - que fica do lado de fora junto à tampa do porta-malas para acentuar a impressão off-road - agora está fixado ao novo para-choque. Assim, a Volks elimina o problema de fixá-lo à coluna ‘C', como no modelo anterior. O suporte conta com uma mola a gás, que o mantém travado enquanto o porta-malas é carregado/descarregado.

Ao abrir o porta-malas - por meio de um botão na chave canivete ou no console central - , o estepe desloca-se para a esquerda e quando a mola a gás chega ao fim do seu curso, a tampa é destravada. Caso o estepe não seja preso corretamente, um aviso luminoso e outro sonoro são acionados.

A lateral, por sua vez, manteve o DNA do CrossFox anterior. Destaque para o novo adesivo lateral, os estribos mais discretos e o rack de teto com barras longitudinais, inspiradas no Tiguan, o que ajudaram a deixar a Raposa Aventureira 9 centímetros mais alta. Os retrovisores, na cor do veículo, trazem luzes indicadoras acopladas de série.

INTERIOR - Por dentro, o novo CrossFox traz a evolução do acabamento já presente no Fox. Os bancos revestidos em tecido trazem a tecnologia embossed, que possibilita introduzir formas especiais aos assentos. O módulo Couro está disponível por R$ 3.448. Os painéis das portas também são revestidos de tecido e o encaixe das peças plásticas, de qualidade a exaltar, são perfeitos.

A gaveta sob o banco dianteiro foi mantida e o porta-luvas passa a contar com tampa. O painel de instrumento é completamente novo e o volante - como virou moda na Volks - é igual ao do Passat CC. É possível afirmar: o novo CrossFox galgou degraus de qualidade!

PREÇOS - O custo-benefício do novo CrossFox melhorou levemente. Não que a Raposa tenha ficado mais barata - pelo contrário -, mas além de todas as melhorias de design e de engenharia, ela está mais recheada. Por R$ 45.549, a VW oferece direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, volante com regulagem de altura e profundidade, rodas de aço de 15 polegadas e I-System.

De acordo com Fabrício Biondo, gerente executivo de marketing, aproximadamente 95% dos CrossFox vendidos saem com o opcional ar-condicionado, que custa R$ 3.841, elevando preço para R$ 49.390.

Completinho, com MP3 player, bluetooth, entradas auxiliares, teto solar, air bag duplo, ABS e volante multifuncional, por exemplo, o valor pode saltar para R$ 61.558 - cifra de um sedã médio! Rodas de liga leve e pneus de uso misto também são opcionais.




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