Economia Titulo
Novo shopping em Mauá impulsionou as vendas de Natal
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
28/12/2002 | 18:21
Compartilhar notícia


De maneira geral, segundo as associações comerciais do Grande ABC, as vendas de Natal foram melhores do que as do ano passado. Como afirmou o presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), Sidnei Garcia, o movimento neste ano chegou a ser cerca de 50% maior do que em 2001. Ele atribui isso à inauguração do Mauá Plaza Shopping, no início do ano. “Este foi o primeiro Natal com a presença de um shopping para estimular as vendas na cidade.”

Segundo ele, apesar do bom índice, as vendas de veículos no município caíram cerca de 20% neste fim de ano, em relação a 2001. “Isso está ligado à insegurança da população sobre o quadro econômico que poderá se desenhar no país em 2003.”

Outra cidade que apontou crescimento nas vendas neste Natal foi Santo André. Segundo a responsável pela área de consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Ivy Ujlaki Keller, pelo crescimento do número de consultas ao SCPC e de cheques sabe-se que as compras natalinas neste ano foram maiores do que em 2001. As consultas ao cheque subiram cerca de 25% neste ano, em relação a 2001, e as consultas ao SCPC tiveram crescimento de 6% sobre o ano passado.

Em Ribeirão Pires, o aumento das vendas natalinas em 2002 foi cerca de 20% superior a 2001. De acordo com o presidente da Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Eduardo Nogueira, vestuários, brinquedos e artigos esportivos puxaram as vendas para cima. “Eu acredito que em 2003, a população terá mais dinheiro na mão.” Segundo ele, os consumidores preferiram comprar à vista ou no menor número de parcelas possíveis para se resguardar de possíveis contratempos econômicos no início de 2003.

Segundo o vice-presidente da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), Ivan Cavassani, o aumento foi de 9%, incremento estimulado pelo fornecimento de bônus e o sorteio de um veículo zero quilômetro. Já em São Bernardo, o aumento das vendas natalinas foi entre 3% e 4% maior do que em 2001. De acordo com o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, os presentes baratos, celulares e brinquedos foram os que mais venderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;