Internacional Titulo
EUA levam 'mãe de todas as bombas' ao Golfo
Do Diário OnLine
10/04/2003 | 19:02
Compartilhar notícia


Mesmo com o regime ditatorial do Iraque praticamente derrotado, o comando militar dos Estados Unidos decidiu deslocar para a região do Golfo Pérsico a maior e mais nova bomba de altíssimo poder de destruição do arsenal americano. Fontes do Pentágono confirmaram à rede CNN que a MOAB (munição maciça de ataque aéreo, em inglês), conhecida pelo apelido de 'Mãe de Todas as Bombas', está agora no "teatro" da guerra.

O oficial americano citado pela CNN disse que não poderia dar detalhes sobre a base americana no Golfo que recebeu a bomba. A fonte também não confirmou se há algum plano de usar o explosivo na guerra.

A MOAB mandada ao Golfo pesa mais de dez toneladas e carrega quase nove mil quilogramas de explosivos convencionais. Desenvolvida desde o ano passado pelo Exército americano, a 'Mãe de Todas as Bombas' foi projetada para abater grandes formações de tropas ou perfurar bunkers cavados em profundidade. Ela surgiu para substituir as 'Ceifeiras de Margaridas', que foram desenvolvidas na época da Guerra do Vietnã e usadas até o conflito no Afeganistão, em 2001.

O superexplosivo ganhou a atenção do mundo em março deste ano, pouco antes do início da guerra contra o Iraque, quando os EUA divulgaram imagens do teste promovido com uma MOAB na Base Aérea de Eglin, na Flórida (EUA). Na época, oficiais americanos admitiram que a divulgação das imagens tinha a função de amedrontar as forças iraquianas. A CNN noticiou que fontes oficiais diserram que a MOAB foi concebida especialmente para "operações psicológicas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;