Economia Titulo
Força Sindical quer criar Sindicato dos Aposentados
Do Diário do Grande ABC
12/02/2000 | 18:04
Compartilhar notícia


A Força Sindical vai criar o Sindicato Nacional dos Aposentados para representar 17 milhoes, de um total de 18 milhoes de pessoas, que recebem benefícios no país. Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, cerca de um milhao de aposentados brasileiros sao privilegiados. ``Mas a maioria é muito mal representada, porque tem apenas representantes de pequenas categorias', disse. O sindicalista afirmou que, atualmente, oito a nove milhoes de idosos têm benefício mensal no valor de um salário mínimo.

A oficializaçao do sindicato dos aposentados ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, num congresso na Praia Grande, litoral de Sao Paulo. A expectativa de Paulinho é reunir entre quatro e cinco mil pessoas no evento.  

A idéia inicial é de que cada idoso contribua mensalmente com R$ 0,10. ``Se conseguirmos 10 milhoes de associados vamos ter R$ 1 milhao como verba do sindicato', disse Paulinho.

A formaçao do sindicato tem o apoio da Uniao dos Trabalhadores Italianos Aposentados (Pensionati). No início de março, uma delegaçao da Força Sindical vai até a Itália para pedir ajuda financeira para a realizaçao do congresso da Praia Grande. A cidade litorânea foi escolhida para o evento porque tem várias colônias de férias de sindicatos. Isso facilita a hospedagem dos aposentados. Paulinho afirmou que está sendo formada também uma missao de aposentados italianos, para a participaçao no congresso. ``Eles têm muita força na Itália'.

O sindicalista afirmou também que o sindicato vai cuidar do lazer do aposentado brasileiro. ``Vamos tentar estender o passe livre a todos os aposentados e negociar descontos nas contas de água e luz'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;