Nacional Titulo
Polícia mineira será equipada com navegadores
Do Diário do Grande ABC
28/08/2000 | 18:52
Compartilhar notícia


Nem mesmo a dívida de quase R$ 7 milhoes do governo mineiro com a empresa Microcity Computadores e Sistemas, que ameaça a Polícia Militar de ficar sem equipamentos de telecomunicaçoes, vai adiar o sonho da PM de implantar navegadores dentro de cada viatura, pelo menos na capital mineira. A tecnologia para visualizar a dinâmica da criminalidade e informaçoes sobre locais onde a PM realiza suas açoes já está sendo utilizada via Internet, através do site Vist@erea.

Faltam ainda recursos para fabricar os primeiros protótipos de navegadores. "Ainda nao tenho idéia dos custos, mas dentro de seis meses estaremos testando em viaturas, que poderao ver a cidade de cima", anuncia o coronel Severo Augusto da Silva Neto, comandante de policiamento da capital, que se recusa a comentar as dívidas do governo.

Há quase um ano, uma das principais ferramentas de trabalho da polícia mineira é uma adaptaçao do Vist@erea, utilizado, por enquanto, nos escritórios e quartéis. O programa mostra um mapeamento fotográfico atual e histórico de Belo Horizonte com mais de 370 mil imagens de satélites, aéreas e de solo que, no caso da PM, permitem visualizar as zonas quentes de criminalidade e desenvolver estratégias para combatê-las. "Apresentamos um raio-x completo da cidade, em que se pode visualizar qualquer coisa maior que 40 centímetros", salienta Cláudio Andrade, diretor comercial da empresa, destacando a utilidade do Vist@erea para vários órgaos da prefeitura e para a PM.

Além de utilizar o site para planejar e acompanhar o desenvolvimento da cidade e localizar pontos de interesse, é possível identificar problemas e propor soluçoes. "Desde 1997, a prefeitura desenvolve suas açoes de urbanizaçao, planejamento de drenagem de córregos, vistorias e fiscalizaçao do espaço público e organizaçao do trânsito com base nas informaçoes de nosso site", destaca Júlio Grillo, um dos idealizadores do Vist@erea.

No caso da PM, todas as açoes e operaçoes estao sendo fundamentadas nas informaçoes do Vist@era, entre elas a identificaçao de pontos onde serao instaladas câmeras para monitorar a segurança. "Já usamos para definir açoes e posicionamento de equipes e viaturas já que o programa nos apresenta uma junçao do mapeamento completo e fotos da cidade", assinala Cel. Severo, ressaltando que Belo Horizonte é uma das poucas cidade que dominam essa tecnologia.

"É o primeiro site com esse nível de detalhes do mundo. Nenhum dos que apareceram depois é tao completo, que permite ver desde a localizaçao de qualquer rua, praça ou pontos turísticos e comerciais até o relevo, hidrografia ou nível de arborizaçao de determinada área no passado e no presente", explica Grillo. Criado há quatro anos para a comemoraçao do centenário de Belo Horizonte em 1997, o site cresceu e virou empresa, cuja especializaçao é mapear e fotografar uma cidade, oferecendo o maior número de informaçoes possível.

O sistema que permite plena visualizaçao de uma área retratada foi, segundo seus criadores, totalmente desenvolvido no Brasil. "Tecnologia 100% nacional, cuja base já se desdobra em outros produtos como os navegadores que a PM possivelmente vai utilizar ainda este ano", garante Cláudio Andrade. Com o custo de aproximadamente R$ 450 mil bancado por patrocinadores, o Vist@era se prepara para mostrar outras cidades. Grillo anuncia que Vitória (ES) e o Rio de Janeiro serao as próximas a serem "radiografadas" e disponibilizadas na Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;