Automóveis Titulo
Ford: primeira grande a apostar no híbrido
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
27/10/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Foto: Claudinei Plaza/DGABC


Um dos principais motes do Salão do Automóvel é a sustentabilidade. E a Ford não ficou fora dessa tendência. Com o lançamento do sedã Fusion Hybrid, importado do México, a montadora marca posição na filosofia de oferecer produtos ambientalmente mais amigáveis.

O Fusion na versão híbrida, que chegará às concessionárias brasileiras em novembro e custará a partir de R$ 133,9 mil, combina propulsor a gasolina com motor elétrico. A tração elétrica é usada na partida e o motor a combustão entra em ação automaticamente quando o veículo aumenta a velocidade ou quando é preciso recarregar a bateria. Os freios regenerativos também recuperam energia.

Com preço que pode ser considerado menos salgado do que outros com essa tecnologia, no segmento de luxo, o carro gasta de 20% a 30% menos combustível do que um carro popular. Segundo a empresa, o modelo, que tem potência combinada de 161 cv, faz 18,4 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada.

Assim como o Fusion 2011 a gasolina, o híbrido oferece itens como chave configurável MyKey (com oito opções de programação, pode, por exemplo, limitar a velocidade para que não ande a mais de 70 km/h), detector de pontos cegos, sensor de chuva, câmera de ré, novas rodas de alumínio e troca de marchas sequencial.

Segundo o diretor de comunicação e relações institucionais da fabricante, Rogélio Goldfarb, além de todas essas características, o modelo traz a vantagem de não se divorciar da tecnologia bicombustível. "Lá na frente (no futuro, em data ainda não definida), permite que se use etanol", diz. A versão atual, no entanto, ainda não possibilita o abastecimento com álcool.

EDGE
Outra novidade da Ford é o crossover Edge modelo 2011, produzido no Canadá. A nova versão, que chega ao País por preço a partir de R$ 122,1 mil - mais em conta do que a geração anterior (R$ 130.950), teve sua frente remodelada e ganhou rodas de liga leve de 18 e 20 polegadas.

O crossover vem também com mais tecnologia embarcada. Exemplos: o sistema MyFord Touch, que dispõe de telas de LCD configuráveis no quadro de instrumentos e de oito polegadas touch screen no painel. Traz ainda monitoramento de ponto cego, chave MyKey e revestimento de bancos de couro. Seu motor Duratec 3.5 V6 gera potência de 289 cv - 20 cv a mais que a geração passada.

A montadora aproveita para mostrar o Focus 2011, que vem mais completo. A sua lista de equipamentos ganhou porta-luvas refrigerado, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, entre outros itens. A versão topo de linha é chamada Titanium e traz ainda novas rodas de liga leve e faróis direcionais.

CONCEITO
A Ford exibe também no salão grandes atrações internacionais: o esportivo Shelby GT500 2010, Mustang de fábrica mais poderoso já produzido - com 547 cv de potência -, a picape F-250 Super Duty e dois carros-conceitos, o utilitário esportivo Explorer América e o Start, compacto pensado para as megacidades com visual futurista e motor 1.0 de três cilindros, capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros.

Segundo o presidente da Ford Brasil, Marcos de Oliveira, o Start mostra que um carro compacto pode aliar alta eficiência e design arrojado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;