Internacional Titulo
Vírus da gripe das aves já sofreu mutação
Da AFP
28/11/2005 | 17:43
Compartilhar notícia


O vírus H5N1, causador da gripe aviária e descoberto em humanos na China, já sofreu mutação e não é mais o mesmo que ocasionou uma morte no Vietnã. Pesquisadores chineses constataram diferenças genéticas entre os vírus que infectaram seres humanos nestes dois países, informou o porta-voz do Ministério da Saúde chinês, Mão Qunan.

Segundo Qunan, o vírus se modificou "em um certo grau". Entretanto, o porta-voz explica que esta mutação não pode provocar a transmissão da gripe das aves de pessoa a pessoa".

A China confirmou seus três primeiros casos, dois deles fatais, da gripe das aves em humanos. Depois de 2003, a doença matou mais de 60 pessoas na Ásia.

Os cientistas temem que o vírus continue passando por alterações e um dia sofra uma mutação que o torne capaz de se transmitir entre seres humanos, ao se combinar com um vírus de gripe comum.

Caso isso ocorra, a doença poderá causar uma pandemia - epidemia mundial - de gripe aviária, com potencial para matar milhões de pessoas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;