Política Titulo Em São Caetano
TRE-SP condena Cidão do Sindicato, que fica inelegível

Justiça Eleitoral enquadra vereador por compra de votos na eleição de 2014; ainda cabe recurso

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
06/11/2015 | 07:17
Compartilhar notícia


Por unanimidade, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) condenou na terça-feira o vereador de São Caetano Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (Solidariedade), por abuso de poder econômico, praticado na eleição de 2014, quando foi candidato a deputado estadual – ficou como suplente. Pela decisão, que cabe recurso, o parlamentar fica inelegível por oito anos e não poderá concorrer à reeleição ao Legislativo em 2016. Cidão nega as ilegalidades apontadas e diz que vai recorrer.

A Justiça Eleitoral entendeu que, no pleito do ano passado, Cidão fez uso de prática de compra de votos ao oferecer vale-combustível a eleitores que se cadastrassem em seu comitê de campanha e permitissem a colocação de adesivos no veículo com propaganda de sua candidatura à Assembleia Legislativa paulista.

O caso foi noticiado pela Rádio Bandeirantes e confirmado ao TRE-SP por testemunhas, segundo o desembargador Mário Devienne Ferraz, relator do processo.

“Estou tranquilo. não tenho nada a temer. A Justiça julgou da forma como ela entendeu que deveria, mas vamos entrar com recurso para provar quem está falando a verdade”, comentou Cidão, que negou a prática da oferta de gasolina e classificou a acusação como “interesse político”. “Nunca houve nada. Essas testemunhas foram compradas, deram dinheiro para que elas pudessem me acusar”, pontuou o parlamentar, que está prestes a encerrar seu primeiro mandato no Legislativo são-caetanense.

Em 2014, Cidão obteve 22.453 votos (5.000 só em São Caetano) e ficou como quarto suplente do Solidariedade. Com a decisão, o parlamentar perde a possibilidade de assumir mandato de deputado caso haja oportunidade futura.

Embora não tenha que deixar o mandato de vereador, Cidão, que acumula a função de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, ficará impedido de tentar a reeleição ao posto no ano que vem.

O Solidariedade ainda não definiu o rumo eleitoral de 2016. A sigla é sondada pelo atual prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que buscará reeleição, e cortejada pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;