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WAC: fim da passividade em aula
Do Diário do Grande ABC
05/11/2015 | 08:40
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Artigo

Pensar com mais estrutura, densidade e maior competência e ter como resultado maior aderência ao aprendizado: essa é uma das propostas da metodologia ativa chamada WAC (Writing Across the Curriculum), que trabalha as habilidades comunicativas, especialmente a da escrita. Quando se atua o WAC, todo texto escrito é lido e comentado por profissional da área de comunicação, ou da específica área de saber em que se insere a escrita. Ele vai sugerir alterações, correções e promover diálogo com o autor para apresentar avaliação que fez para o texto escrito. Depois dessa devolutiva personalizada, o aluno irá reescrever e o processo terá início novamente.

Os benefícios acontecem de forma imediata para o aluno e professores porque ocorre ruptura com a cultura da passividade por parte dos discentes, fazendo com que tenham maior mobilização cognitiva. Além disso, o acesso aos constantes feedbacks, proporcionados pelo método, tanto para cada um dos estudantes e seus responsáveis quanto para toda a equipe da instituição escolar, é fundamental para a apreensão do conteúdo, das habilidades e competências inseridos no processo.

Trata-se de novo paradigma para a Educação, que é promover aprendizagem tendo por base dados objetivos, periódicos e contínuos sobre o progresso de cada aluno, o que significa passar do modelo da Educação massificada para o da personalizada. O WAC vem sendo usado somente há três anos em algumas instituições de ensino porque muitos docentes e gestores desconhecem o método ou apresentam dificuldades em aceitá-lo.  O docente precisa compreender os mecanismos da aprendizagem, segundo a ciência pedagógica contemporânea, e deslocar sua preocupação sobre ‘o que ensinar’ para ‘o como o aluno aprende’; é o que se considera a atitude necessária para a utilização das metodologias ativas. Isso abrange a desconstrução da memória que o profissional tem sobre como ele aprendeu ensinar.

Durante as aulas, os professores precisam desenvolver a atitude necessária para um agir docente ativo, entender que aprender a escrever textos é processo contínuo. Além disso, formar-se para o exercício do método e obter assessoria especializada para o uso da tecnologia são dois itens fundamentais que culminaram no sucesso da aplicação do WAC em sala de aula. Os gestores devem apoiar práticas pedagógicas a partir de metodologias ativas, adotando estruturas que as favoreçam como formação constante do seu corpo docente, planejamento e consideração do tempo de trabalho docente para a utilização de metodologias ativas, aquisição de tecnologia, implantação de ambientes que favoreçam o trabalho discente, entre outros.

Marcilene Bueno é doutoranda em inovação em Educação em engenharia, na Unesp de Guaratinguetá, mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1996) e diretora da Mestra Educacional.

Palavra do leitor

Vila Euclides
Gostaria de deixar registrada minha indignação quanto ao Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo. Dia 2, fui até o local para visitar o túmulo de meus familiares e, ao chegar, fui surpreendido pela falta das placas com os nomes e datas de meus parentes. Sem contar que alguns túmulos apresentavam-se sem a porta de entrada, furtadas também. Fica aqui meu protesto, pois onde estão os valores absurdos que pagamos de impostos todos esses anos? Onde está a segurança do patrimônio público? O que podemos esperar do próximo prefeito? Estamos a pouco menos de um ano para as próximas eleições e gostaria de ver algum candidato comprometido com a segurança, não só dos locais públicos, como também da população. Agradeço a atenção.
Flavio Pereira
São Bernardo

Resposta
Em resposta à carta da leitora Lilian Capitanio (Reorganização, dia 2), Secretaria de Educação do Estado esclarece que as escolas de Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo já possuem destino e serão utilizadas pelo Centro Paula Souza ou pela Educação municipal. Cabe ressaltar que a reorganização também visa aprimorar as condições de trabalho dos educadores, que terão a possibilidade de escolher mais aulas em uma mesma escola, evitando o deslocamento para outra unidade de ensino e, desta forma, aprimorando o conteúdo pedagógico aplicado.
Secretaria da Educação

Desamor
Um fato não podemos, sequer, pôr em questão, que é o em relação aos donos do Brasil, o presidente Lula e sua sub, Dilma. Em matéria de ‘desamor pelo Brasil’, Lula e Dilma merecem os títulos hors-concours de cidadãos honorários eternos. Isso outorgado por Fidel Castro, Bashar al-Assad (Síria) e Kim Jong-un (Coreia do Norte). Como contestar tantas falcatruas, influências trocadas sob a cumplicidade do crime institucionalizado em leis e, por cima, tentarem utilizar-se de discursos melodramáticos, infantis e teatrais? Estamos, como o Brasil, sendo alijados dia a dia dos processos comercial, industrial e de investimentos de todas as instituições. Há prepotência, maldade, ausência de humanismo e cegueira voluntária de ambos. E seus ‘conselheiros’ afetos e líderes partidários já tomaram o avião do ‘tô nem aí’.
Cecél Garcia
Santo André

Repatriação
A lei de repatriação de dinheiro, se aprovada pelo Congresso, vai permitir que todo dinheiro oriundo de operações ilegais remetido ao Exterior possa ser trazido de volta legalizado. Vai ser o paraíso para traficantes e corruptos! Muito apropriado aos políticos, principalmente aos envolvidos na Operação Lava Jato! Bora, Dilma, fundar a Lavabras!
Vanderlei A. Retondo
Santo André

CPMF
Ao invés de a presidente Dilma Rousseff e o ministro Joaquim Levy insistirem tanto na recriação da famigerada CPMF, que vai esfolar ainda mais a economia e o povo brasileiro, por que não mostram o número de funcionários ‘sanguessugas’ não concursados existente na máquina pública federal? Onde trabalham? O que fazem? Quanto ganham? Será que boa limpeza nesses pseudofuncionários e o fim dos desvios de recursos públicos não resolveriam o problema de caixa do nosso querido Brasil? Afinal, todos sabemos o quanto mal administrados são o recursos provenientes dos impostos pagos pela população brasileira.
Mauri Fontes
Santo André 




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