Internacional Titulo
ONU expressa satisfação com inspeção desta 2ª no Iraque
Do Diário OnLine
Com AFP
09/12/2002 | 17:18
Compartilhar notícia


A Organização das Nações Unidas manifestou nesta segunda-feira em Bagdá sua satisfação com as inspeções realizadas durante o dia nas instalações que já abrigaram programas de armas nucleares, biológicas e químicas do Iraque.

O porta-voz dos inspetores da ONU em Bagdá, Hiro Ueki, afirmou em um comunicado que uma equipe da Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU (Unmovic) visitou duas fábricas de cloro e fenol no complexo industrial de Fallujah 2, ao Noroeste de Bagdá.

Segundo ele, também foram inspecionados equipamentos registrados pela Unscom, a antiga comissão encarregada de verificar o desarmamento do Iraque. A missão foi considerada um sucesso, afirmou o porta-voz.

Os cientistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitaram Tuwaitha, nas proximidades de Bagdá, e cinco equipes inspecionaram todos os edifícios desse grande complexo, utilizando técnicas para a detecção de radiações.

Além disso, os centros Ash Shakyly e Al Qa Qaa, ao Sul da capital, foram inspecionados por especialistas da AIEA, segundo o comunicado.

Nesta segunda-feira,o ritmo das inspeções de armas no Iraque aumentou com a chegada de mais 25 especialistas em Bagdá. Até agora, a equipe de inspetores contava com 17 membros.

Declaração - A ONU entregou nesta segunda uma cópia integral da declaração de armas, fornecida neste fim de semana pelo governo iraquiano, aos Estados Unidos. Em Washington, autoridades devem fazer uma cópia do documento e entregá-la aos outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança (Reino Unido, China, Rússia e França).

Segundo autoridades iraquianas, a relação reitera que o país não desenvolve programas de armas de guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;