Cultura & Lazer Titulo
Irmãos Guimarães estão de volta com 'A Casa'
03/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os Irmãos Guimarães, como são conhecidos os diretores teatrais Fernando e Adriano, há muito ganharam projeção nacional pela qualidade de uma série de encenações de textos do irlandês Samuel Beckett. Eles também vêm criando performances inspiradas no universo desse autor, como "Respiração", na qual um ator, com um cronômetro, regula o tempo em que dois outros, mergulhados em dois tanques de água, devem ficar submersos. Quando vêm à tona, um de cada vez, falam um texto sobre a respiração, com cada vez menos tempo para respirar. A peça foi vista há um ano em plena Avenida Paulista.

Quem acompanha a criação da dupla certamente vai estranhar ao saber que trazem uma peça do espanhol Federico García Lorca (1898-1936), "A Casa" de Bernarda Alba, em sua nova passagem pela metrópole paulistana. Na verdade, A Casa inspira-se nessa obra de Lorca. "O texto está praticamente na íntegra, mas a escrita cênica abre espaço para outras leituras", diz Adriano Guimarães sobre a montagem que fará apenas quatro apresentações, de hoje a domingo, Teatro Cacilda Becker, na Capital.

A repressão familiar é o tema da peça cuja trama gira em torno do autoritarismo da matriarca e da sensualidade reprimida de suas cinco filhas. O elemento subversivo, o personagem masculino que faz o noivo duma das filhas, é quem desestabiliza as relações familiares.

García Lorca terminou de escrever a peça em junho de 1936, um mês antes do início da guerra civil espanhola. "A metáfora é evidente, mas nós buscamos ampliar ainda mais esse sentido. Interessa mostrar o caráter destrutivo do poder absoluto", afirma Fernando.

A Casa - Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295, S.Paulo. Tel.: 3864-4513. 5ª a sáb., às 21h; dom., às 19h. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;