Economia Titulo
Duhalde promete 150 pesos para todos os chefes de família
Do Diário OnLine
03/04/2002 | 20:17
Compartilhar notícia


O governo argentino lançou na noite desta quarta-feira um programa social que prevê o pagamento de 150 pesos mensais para chefes de família sem renda. Já o anúncio da reforma tributária e monetária, exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a liberação de novos recursos ao país, foi adiado para esta quinta-feira.

Segundo o presidente Eduardo Duhalde, os recursos para essa ajuda social estão garantidos "pelos impostos sobre exportações, pela eliminação das aposentadorias privilegiadas e pela redução da burocracia". Para receberem o salário, os beneficiários deverão trabalhar quatro horas por dia em obras públicas, se matricular em algum plano de capacitação profissional e manter os filhos na escola.

Duhalde prometeu que até o dia 15 de maio, caso haja "a colaboração de todas as Províncias", o programa atingirá todos os desempregados do país. Como o desemprego está por volta dos 22%, o presidente precisará criar 2 milhões de empregos públicos em 45 dias.

Quanto à reforma tributária, espera-se que o ministro da Economia, Jorge Remes Lenicov, reduza a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e compense a queda na arrecadação com o aumento da alíquota do imposto sobre movimentações financeiras.

Lenicov também deve anunciar mudanças nas alíquotas do imposto sobre exportações, que passariam a variar de acordo com o produto vendido ao mercado externo. Entre outras medidas previstas, também está a criação de um cronograma para substituir os 17 bônus provinciais que circulam pelo país em pesos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;