Política Titulo
Reali admite dificuldade na busca pelo consenso
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
02/04/2011 | 07:36
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), admitiu que o consenso entre deputados (estaduais e federais), prefeitos e vereadores é algo muito difícil de ser conquistado. A declaração foi dada ontem após reunião entre ele e os presidentes das Câmaras do Grande ABC.

O principal argumento que embasa essa avaliação do petista é a polêmica envolvendo a pauta apresentada pelo colegiado de prefeitos, que foi considerada extensa por alguns parlamentares estaduais. O documento contém 30 itens. "Ela foi um aperitivo do que nós temos, mas pode ser reduzida. Hoje (ontem), na reunião, os presidentes queriam incluir outros pontos. Não é fácil ter um denominador comum. É mais fácil ter uma pauta ampla de comum acordo, do que uma pauta pequena. Consenso é difícil", declarou.

Em busca da união, o petista chegou até parafrasear o escritor Carlos Drummond de Andrade. "Consenso se dá pelo processo de repetição. O poeta falava que havia uma pedra no meio do caminho. Portanto, temos que criar nossa pedra no meio do caminho", afirmou.

A ideia é fechar a pauta até o fim deste mês. "É estratégica para a região e necessita do diálogo com o Orçamento do Estado, da União e dos municípios. Vamos preparar documento cada vez mais denso, de pacto político, que transmita a demanda central da região", ponderou. Reali pretende organizar evento que apresente essa pauta unificada com representantes dos governos federal e estadual.

O presidente deseja manter contato direto com os deputados e vereadores. "A ideia é ter uma reunião a cada três meses".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;