Economia Titulo
Fabricaçao própria faz Betulla faturar 50% a mais
Fabiana Marinello
Da Redaçao
24/06/2000 | 16:33
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A troca da prestaçao de serviços pela produçao própria garantiu à Betulla Cosméticos, de Diadema, um crescimento de cerca de 50% no faturamento do ano passado em comparaçao a 1998. Este ano, a empresa já apresenta uma elevaçao no faturamento que atinge 20% em relaçao a todo o ano de 1999. E as expectativas continuam otimistas. Para o segundo semestre, a previsao é de um crescimento de mais 20%. O bom desempenho da Betulla deve-se à fabricaçao, iniciada no ano passado, de duas linhas de cosméticos próprias, uma com a marca Sandy Line e outra com a Cia da Natureza.

Antes da mudança, a empresa terceirizava sua produçao para clientes como Agua de Cheiro, Giovanna Baby, Vizcaya e Almeida Prado. "Foi uma troca arriscada, porque produzíamos para marcas fortes. Mas valeu a pena. Agora temos mais autonomia no mercado", disse um dos sócios da empresa, Paulo Fernandez.

Uma das principais vantagens da produçao própria, segundo Fernandez, é a garantia do retorno financeiro e a possibilidade de negociar os preços diretamente com os distribuidores. "Antes, independente da margem de lucro dos nossos clientes, tínhamos um lucro fixo. Hoje, lidamos diretamente com o nosso mercado."

Outro ganho da empresa foi na produtividade. Apesar de nao ter havido aumento de volume, a Betulla está produzindo em série, o que dá rapidez ao processo. Antes, a empresa fabricava 200 mil unidades distribuídas em mais de 100 produtos diferentes, que atendiam às solicitaçoes dos cerca de dez clientes. Com as marcas próprias, ela continua produzindo 200 mil unidades, mas divididas em cerca de 30 produtos. "Nós tivemos um ganho nos custos, pois a matéria-prima nao é muito diversificada."

Capacidade - Para Fernandez, a empresa deve continuar com um bom desempenho das vendas internas no segundo semestre. Ele tem também uma previsao otimista para as exportaçoes, que devem começar com os produtos da marca Sandy. A Betulla tem realizado contatos com empresas do Mercosul e, segundo Fernandez, já tem recebido consultas sobre os preços. Para dar conta do futuro aumento da produçao, a empresa está ampliando as instalaçoes. A capacidade produtiva, entretanto, continua a mesma - 600 mil unidades por mês.

A estratégia de mercado da Betulla para os próximos anos é fixar as marcas próprias. "Foi um grande desafio deixar os nossos clientes. Agora nao podemos perder os novos que conquistamos", afirmou. O uso exclusivo da marca Sandy Line, que a Betulla comprou em novembro de 1998 por meio de contrato com a empresa Marca, que tem os direitos de uso dos nomes da dupla Sandy & Junior, tem duraçao de quatro anos. Já a Cia da Natureza pertence à Betulla.

A empresa está desenvolvendo novos produtos para as duas marcas, que serao lançados ainda este ano. Além de batom, esmalte e brilho labial da Sandy Line, a Betulla iniciou o ano com a Colônia Splash e prevê ainda outras novidades. "Estamos investindo porque a aceitaçao tem sido muito positiva pelo consumidor", comemorou Fernandez.




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