Nacional Titulo
Petrobras admite vazamento de quase 50 mil litros de óleo
Do Diário OnLine
19/02/2001 | 14:13
Compartilhar notícia


A Petrobras admitiu que já recolheu quase 50 mil litros de óleo diesel derramado em quatro rios na Serra do Mar, no Paraná. O volume de óleo recolhido é muito maior que o que foi informado na sexta-feira, 1.200 litros. Segundo o diretor da Transpetro, Wong Loon, a empresa desconhece as causas do acidente.

 As autoridades ambientais e grupos ecológicos criticam a Petrobras. Neste momento, o governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), está no local onde começou o vazamento.

   Os ambientalistas exigem um inquérito para apurar responsabilidades 'pelas falsas informações divulgadas nos primeiros dois dias'. A Rede Verde de Informações Ambientais quer uma 'auditoria independente para avaliar todas as instalações da Petrobras', no Paraná.

A Petrobras atua em cinco pontos no Paraná: a refinaria de Araucária, um terminal no Porto de Paranaguá, a Usina do Xisto e os dois oleodutos no Estado.

   Para a ONG o valor anunciado pela Petrobras ainda não é definitivo. No entanto, para a Rede Verde 'ficou evidente o despreparo da empresa para controlar o derramamento de óleo e pela falta de pessoal especializado, equipamento e coordenação'.

   'A demora em solicitar ajuda das autoridades ambientais aumentou em muitas vezes o efeito do acidente', afirma a ONG.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;