Cultura & Lazer Titulo
Sites pesquisam a opinião do internauta
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
29/01/2001 | 17:36
Compartilhar notícia


Dar palpite. Opinar. Não importa o nome, mas o fato é que o brasileiro adora expor seus pontos de vista – inclusive na Internet. Na rede mundial, aliás, onde é possível encontrar pesquisa sobre qualquer assunto – desde como deve ser o final da novela das oito até o corte de cabelo mais apropriado de seu protagonista – há sites que se dedicam exclusivamente a isso: conhecer a opinião dos internautas sobre serviços e produtos oferecidos pela Web.

E é justamente para explorar esse “filão” que páginas como Opinia e iBest têm cada vez mais adeptos. 

O iBest, na curta história da Internet no Brasil, já se tornou um referencial, uma vez que a página realiza a maior votação brasileira sobre Websites. O Opinia, por sua vez, desenvolve estudos sobre os serviços oferecidos na rede mundial baseando-se nos votos do internautas. 

O Opinia realizou uma pesquisa sobre quais as melhores lojas on-line brasileiras de CDs e vídeos, de longe o segmento que mais realiza vendas eletrônicas no país. No resultado, nenhuma surpresa: as conhecidas Submarino e Americanas.com foram indicadas como as melhores segundo os internautas, atingindo, respectivamente, notas 7,4 e 7,1.

A seguir, apareceram Sony Music On Line , com 6,9; Som Livre , com 6,8; Siciliano , com 6,7; e Saraiva , com 6,6. Para atribuir a nota, que vai de zero a dez, os internautas observaram, entre outras características, variedade de CDs, pontualidade na entrega e o preço do frete.

Para Jorge Carneiro, diretor do Opinia, os sites brasileiros de e-commerce têm apresentado boa qualidade. “Problemas como entrega e devolução, que foram os vilões do e-commerce há dois anos, já foram superados”, ressalta.

Ainda segundo o Opinia, grande parte dos mais de 6 mil internautas que responderam à pesquisa revelou que um dos principais atrativos dos sites são os preços praticados, muitas vezes menores do que os das lojas tradicionais. 

Por outro lado, atualmente, o principal empecilho para se comprar na rede mundial de computadores ainda é a insegurança por parte dos internautas. O problema é mais grave porque, segundo dados do Opinia, caso o usuário não tenha ficado satisfeito em sua primeira compra on-line dificilmente realizará outra transação tão cedo. “Na mais otimista das hipóteses, o internauta não realizará outra compra na loja que o desagradou”, ressalta Carneiro. 

Outro fator que afasta o internauta do comércio on-line é o caráter virtual da transação. “Muitos dos consumidores pesquisados afirmaram que, ao realizar uma compra, gostam de manusear o objeto, o que é impossível na Internet”, conclui o diretor do Opinia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;