E é justamente para explorar esse “filão” que páginas como Opinia e iBest têm cada vez mais adeptos.
O iBest, na curta história da Internet no Brasil, já se tornou um referencial, uma vez que a página realiza a maior votação brasileira sobre Websites. O Opinia, por sua vez, desenvolve estudos sobre os serviços oferecidos na rede mundial baseando-se nos votos do internautas.
O Opinia realizou uma pesquisa sobre quais as melhores lojas on-line brasileiras de CDs e vídeos, de longe o segmento que mais realiza vendas eletrônicas no país. No resultado, nenhuma surpresa: as conhecidas Submarino e Americanas.com foram indicadas como as melhores segundo os internautas, atingindo, respectivamente, notas 7,4 e 7,1.
A seguir, apareceram Sony Music On Line , com 6,9; Som Livre , com 6,8; Siciliano , com 6,7; e Saraiva , com 6,6. Para atribuir a nota, que vai de zero a dez, os internautas observaram, entre outras características, variedade de CDs, pontualidade na entrega e o preço do frete.
Para Jorge Carneiro, diretor do Opinia, os sites brasileiros de e-commerce têm apresentado boa qualidade. “Problemas como entrega e devolução, que foram os vilões do e-commerce há dois anos, já foram superados”, ressalta.
Ainda segundo o Opinia, grande parte dos mais de 6 mil internautas que responderam à pesquisa revelou que um dos principais atrativos dos sites são os preços praticados, muitas vezes menores do que os das lojas tradicionais.
Por outro lado, atualmente, o principal empecilho para se comprar na rede mundial de computadores ainda é a insegurança por parte dos internautas. O problema é mais grave porque, segundo dados do Opinia, caso o usuário não tenha ficado satisfeito em sua primeira compra on-line dificilmente realizará outra transação tão cedo. “Na mais otimista das hipóteses, o internauta não realizará outra compra na loja que o desagradou”, ressalta Carneiro.
Outro fator que afasta o internauta do comércio on-line é o caráter virtual da transação. “Muitos dos consumidores pesquisados afirmaram que, ao realizar uma compra, gostam de manusear o objeto, o que é impossível na Internet”, conclui o diretor do Opinia.
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