Política Titulo Editorial
Na contramão
Do Diário do Grande ABC
22/10/2015 | 09:02
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


A decisão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de extinguir a Área 5 do mapa dos ônibus intermunicipais, vai na contramão das boas práticas de Mobilidade. E se trata de grave desrespeito aos usuários do Grande ABC, região que será extremamente prejudicada pela medida. A maneira como o anúncio foi feito, desacompanhado de qualquer explicação, joga névoa sobre as reais motivações do plano. O que transparece é a incompetência da EMTU em gerir o sistema.

Faz nove anos que a empresa controlada pelo governo do Estado tenta licitar as linhas da Área 5 de acordo com exigências feitas pelo Ministério Público, mas até hoje todas as seis tentativas redundaram em fracasso absoluto. Por quê? Certamente não é por causa da falta de interesse das empresas em assumir contrato de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro, estimado em R$ 1 bilhão em receitas tarifárias. Ou é? Não se sabe. Infelizmente, o silêncio da EMTU alimenta série de dúvidas.

Enquanto isso, as sete cidades são atendidas por empresas que operam o serviço a título precário, com frota antiga e fora de padrão, o que causa insatisfação nos usuários. Lamentável que, em vez de melhorar o processo licitatório, na tentativa de viabilizá-lo em favor da população, a estatal simplesmente abandona o plano original e resolve incorporar a região a áreas geográficas estranhas, cujas características são diferentes das do Grande ABC, o que pode comprometer a eficiência do sistema, que já não é das melhores.

A resistência da EMTU em vir a público para esclarecer os motivos que a levaram a alterar as regras do jogo é indício preocupante do que pode estar sendo preparado nos gabinetes. Decisões que representem grande impacto no cotidiano de milhões de pessoas – estima-se que as 120 linhas transportem, em média, 7,7 milhões de passageiros a cada mês – não deveriam ser tomadas no conforto de salas equipadas com ar-condicionado, mas nas ruas. Tirar a gestão do sistema intermunicipal do Grande ABC é afastar o controle de quem realmente entende a realidade regional. Contrassenso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;