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Supermercados esperam vender 30% mais no Natal
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
03/10/2010 | 07:07
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Importados e panetones devem animar o Natal dos supermercados neste ano. As redes varejistas esperam incremento de 30% nas vendas dos produtos quando comparado ao mesmo período do ano passado. As festas de fim de ano também devem aumentar vendagens de produtos como refrigerantes e cervejas.

Além do bom momento da economia, neste semestre, o aumento e o abono conseguidos pelos metalúrgicos devem injetar R$ 150 milhões na região, valor que tem motivado o setor.

Na Coop, o presidente Antonio José Monte afirma que serão fabricadas neste ano 380 toneladas de panetone para aproveitar o bom momento econômico e o aumento do consumo na região. "Essas 380 toneladas representam crescimento de 10% em volume em relação ao ano passado. Imaginamos o Natal mais recheado não só pela Coop, mas pelo mercado. As condições externas, o aumento real de salário. Todos os sindicatos fecharam com ganho real, o que significa maior procura de produtos também", aponta o empresário.

A rede Pão de Açúcar também trabalha com a expectativa de maior procura neste ano. O grupo, que espera espera aumento de 30% nas vendas, antecipou as encomendas de itens de decoração natalinos, brinquedos, pratos típicos e presentes. Nos produtos tradicionais, como bacalhau, vinhos e frutas secas, a expectativa é de elevação de 15% e 20% nos volumes a serem vendidos no mês de dezembro. As encomendas começam a chegar no mês que vem.

O Sam's Club, rede do grupo Walmart, espera vendas 20% maiores. Para isso, trouxe brinquedos e decoração especiais, além de itens de decoração natalinas com personagens. Para animar ainda mais as festas de fim de ano, o grupo apostou nas árvores de natal com fibra ótica e luz LED, vedetes para a sazonalidade do período.

Shoppings preveem que data será a melhor dos últimos anos

Mesmo sem firmar índices de crescimento, lojistas de shoppings são unânimes em confirmar que este Natal será o melhor em 10 anos. Para isso, eles se firmam no bom momento econômico vivido pela região e pela queda no índice de desemprego no Grande ABC, que conta hoje com apenas 160 mil pessoas fora do mercado de trabalho.

Para o presidente da associação dos lojistas do Shopping ABC, Osvaldir Bertho Bono, o mercado informal de trabalho - embalado por conta das eleições - também deve ajudar a melhorar os resultados. "Tivemos um ótimo desempenho em 2008 e suplantaremos isso fácil. Esse Natal tem tudo para ser o melhor ano desse novo século", comemora.

O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva afirma que o segmento já se prepara para atender à demanda maior. Para isso, serão contratados 130 mil profissionais. "Aumento de 11% em relação ao ano passado, quando foram 113 mil postos", completa.




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