Automóveis Titulo
Triciclo chega para resolver problemas de carga das motos
Agência AutoInforme
16/09/2003 | 20:05
Compartilhar notícia


Ele conjuga a agilidade da motocicleta com a funcionalidade e maior capacidade de carga de um modelo três rodas. Este é o conceito do triciclo Salve!, projeto do estudante Douglas Cavallari, na conclusão do curso de pós-graduação Administração e Tecnologia Automotiva, no Centro Universitário da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de São Bernardo. O projeto - cujo nome escolhido tem como origem o linguajar do rap, consagrado pelos motofretistas em frases como "Salve Mano!" - pretende resolver o atual problema da limitação de carga apresentado pelas motos convencionais no serviço de entregas rápidas.

Desenvolvido a partir da análise das qualidades e limitações dos modelos benchmark no setor de entregas, o Salve! oferece capacidade de carga cerca de 50% superior em relação às motos convencionais, além de melhores condições de trabalho e a mesma agilidade no trânsito congestionado. "Com o novo triciclo, essas empresas poderão ampliar sua atuação e o motofretista pilotar com mais segurança", explica Douglas Cavallari.

Segundo ele, um ponto forte do projeto é a grande utilização de componentes originais de motocicletas do mercado, visando baixo custo de produção e manutenção. O preço estimado é de R$ 5 mil. O projeto, que manteve sistemas básicos, como motor, câmbio, rodas e suspensão dianteira, traz inovações na suspensão traseira, sistema de freios e tração - na suspensão foram adaptados dois braços oscilantes independentes; no freio o acionamento por varão foi substituído por cabos flexíveis; já o sistema de tração é inédito, utilizando molas helicoidais para transmitirem força de uma roda para a outra, além de fazer as funções de diferencial.

Sobre o curso - O curso de Administração e Tecnologia Automotiva é um dos mais bem-sucedidos na área de pós-graduação da FEI. Criado em 2000, já formou 135 profissionais e foi concebido por especialistas com experiência em diversas áreas da indústria automobilística. Tem duração de 18 meses e é destinado, principalmente a executivos, além de fornecedores, distribuidores de veículos e autopeças, e outros profissionais interessados em conhecer a estrutura operacional de uma fábrica de automóveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;