Economia Titulo
Estados vendem mais carros com ICMS menor
Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 19:32
Compartilhar notícia


Dos seis Estados que reduziram o ICMS (Imposto sobre Circulaçao de Mercadorias e Serviços) para os carros, cinco registraram aumento de vendas no varejo em abril, alguns deles em índices superiores à média dos demais. Em Tocantins, as vendas cresceram 35% em relaçao a março e, em Goiás, 26%. Em Sao Paulo, o aumento foi de 16%, enquanto Santa Catarina e Mato Grosso tiveram resultados 9% melhores. A única exceçao foi o Espírito Santo, que reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 9% como os demais, mas cujas vendas caíram 1%.  

Os secretários de Fazenda dos Estados garantem que a arrecadaçao também aumentou, mas, até o momento, nenhum deles apresentou números oficiais. Na maioria, a reduçao entrou em vigor em meados de março.  Segundo a Fenabrave (Federaçao Nacional da Distribuiçao de Veículos Automotores), as vendas de automóveis - principal segmento beneficiado pela reduçao dos impostos - cresceram 9,7% em abril, com 115.968 unidades comercializadas em todo o país, ante as 105.723 do mês anterior.  

Em Minas Gerais - primeiro Estado a declarar-se contrário à reduçao -, as vendas tiveram desempenho só 0,81% melhor do que em março. Segundo a Secretaria da Fazenda local, Minas deixou de arrecadar R$ 6 milhoes nos dois meses de vigência do acordo.  

O Paraná, que chegou a criar barreiras fiscais para impedir que consumidores locais comprassem carros nos Estados vizinhos, registrou um acréscimo de 0,7% em suas vendas. A arrecadaçao, por outro lado, teve um crescimento de 33%, segundo a Secretaria da Fazenda paranaense.  O Confaz (Conselho de Política Fazendária) só recebeu comunicados oficiais da reduçao do ICMS dos governadores de Sao Paulo e Goiás.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;